Busca na UnAN:
  • Tudo
releases
18/10/2017
Melhores Universidades 2017: Unesp em segundo entre as públicas


Unesp é a segunda  melhor universidade pública na Avaliação do Guia do Estudante 2017. Publicação destaca: "A segunda melhor universidade pública do país se preocupa não só em ofertar ensino de qualidade, mas também em garantir que o aluno tenha como se manter na instituição".
Confira também entrevista com a pró-reitora de Graduação, Gladis Massini-Cagliari.
 

 
A segunda melhor universidade pública do país se preocupa não só em ofertar ensino de qualidade, mas também em garantir que o aluno tenha como se manter na instituição
Uma das maiores universidades multicampi do país, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) tem seus 34 campi espalhados por 24 cidades do estado de São Paulo, entre a capital, o interior e o litoral. Neles são ofertados 195 cursos de graduação e centenas de programas de pós-graduação, sendo 111 doutorados e 123 mestrados acadêmicos, além de 22 mestrados profissionais e 42 especializações lato sensu.
Os seus 57 mil alunos contam com um corpo docente formado em sua maioria por professores doutores com regime de dedicação exclusiva, além de uma enorme infraestrutura composta por mais de 1.900 laboratórios e 30 bibliotecas que, juntas, contêm um acervo de 1,3 milhão de livros. Além disso, eles têm à disposição museus, hortos, jardins botânicos, cinco fazendas experimentais, três hospitais veterinários e clínicas específicas para as aulas práticas dos cursos de Odontologia, Psicologia, Fonoaudiologia e Fisioterapia.
Merece destaque também o investimento em pesquisa: desde os primeiros anos da graduação os alunos são incentivados a participarem dos programas de iniciação científica. Além disso, a Unesp possui quase 60 empresas juniores formadas por graduandos que prestam diferentes serviços à comunidade, tornando-a uma instituição referência também em extensão. São realizados atendimentos psicopedagógicos a crianças com problemas de aprendizagem, orientação a micro e pequenos empresários, além de atendimentos médicos e odontológicos, dentre outros serviços.
Combate à evasão
“Sem dúvidas, uma de nossas maiores metas hoje é combater a evasão”, conta a pró-reitora de graduação Gladis Massini-Cagliari. Apesar de ter um índice abaixo da média nacional – em torno de 10%, enquanto a média é 18,4% nas públicas, segundo o Mapa do Ensino Superior no Brasil 2017 do Semesp – a Unesp busca desenvolver projetos no sentido de diminuir os índices de retenção em disciplinas, que acabam desestimulando os alunos a continuarem nos cursos.
Somado a isso, o Programa de Permanência Estudantil contempla os alunos de baixa renda com bolsas de apoio acadêmico, extensão, manutenção, moradia e iniciação científica, além de auxílios estágio e alimentação. “Não adianta darmos condições apenas para que esses alunos entrem na Unesp. Eles também precisam se manter nela durante todo o curso”, argumenta a pró-reitora. Desde 2017, a Universidade aumentou para 50% o percentual de vagas destinadas a alunos da rede pública.
“Poder cursar uma parte da graduação no exterior também é um grande estímulo para o aluno ficar conosco”, completa Gladis. Apesar de ter dimuído quase pela metade o número de acordos assinados com universidades estrangeiras, a Unesp ainda é uma das universidades públicas que mais investem nessa área, com 250 convênios para intercâmbio mantidos atualmente.
Personalização dos currículos e novos cursos
Seguindo uma tendência mundial, a universidade vem reformulando os currículos dos cursos gradualmente, tornando-os mais personalizados. “A intenção é que os alunos de graduação tenham uma formação mais ampla, interagindo com a pós-graduação”, explica Gladis. Com a mudança na estrutura curricular, os estudantes podem escolher algumas disciplinas que, antes, eram restritas somente aos programas de pós-graduação stricto sensu.
A universidade pretende ainda investir em novos cursos, mesmo com a crise econômica que afeta as instituições mantidas pelo governo paulista. Neste ano, foi ofertado pela primeira vez o curso de Engenharia Aeronáutica, em São João da Boa Vista. A ideia é que a cidade se transforme em um polo da indústria de aviação e referência no ensino dessa área.
Leia reportagem completa:
https://guiadoestudante.abril.com.br/universidades/melhores-2017-usp-publicas/

Assessoria de Comunicação e Imprensa
Atendimento Online UnAN Nosso Atendimento Online é um sistema que está pronto para ajudá-lo com suas demandas. Acesse agora e conte com nossa parceria!
unan@unesp.br
(+55 11) 5627-0327
produtos

Guia de Profissoes UnespVestibular UnespClipping UnespTV UnespRádio Unesp
ACI - Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp
Rua Quirino de Andrade, 215 - 4o andar
Centro - São Paulo - SP - 01049-010
(+55 11) 5627-0327
unan@unesp.br UnAN - Acesse também por Smarthphone e Tablet
Facebook Unesp ReitoriaTwitter Unesp ReitoriaInstagram Unesp Reitoria