Busca na UnAN:
  • Tudo
releases
19/09/2017
Veterinária da Unesp é 1º lugar no Ranking RUF


A Folha de São Paulo divulgou dia 18/9, a edição de 2017 do Ranking Universitário - RUF. O curso de Medicina Veterinária da Unesp ocupa o primeiro lugar. Outros cursos bem classificados em  escala nacional foram:
2º lugar: Biomedicina, Odontologia
3º lugar: Agronomia, Farmácia
4º lugar: Educação Física, Fisioterapia, Geografia
5º lugar: Biologia, Enfermagem, Letras, Matemática, Medicina, Nutrição, Química, Serviço Social
6º lugar: História, Pedagogia
7º lugar: Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Filosofia, Física, Psicologia
8º lugar: Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Química, Relações Internacionais
9º lugar: Design e Artes Visuais, Engenharia de Produção
Sobre o curso de Medicina Veterinária na Unesp
O curso de Medicina Veterinária  visa a formação de profissionais com perfil generalista e, adicionalmente, apresenta a característica de formação com enfoque em atividades práticas profissionalizantes, representadas pelo sistema de rodízios nas diferentes áreas hospitalares  e de fazendas, no quarto ano, e estágios supervisionados em áreas de interesse durante o quinto ano do curso.

O médico veterinário atua em todos os segmentos da pecuária, encarando o desafio de aumentar a eficiência desse primário setor econômico ao garantir a sanidade, o bem-estar e o desempenho dos plantéis. São de sua responsabilidade a implantação, nos sistemas de produção pecuária, de programas de controle sanitário adequados e exequíveis, que envolvem, basicamente, a prevenção e o controle de doenças obtidos de maneira integrada com o fornecimento de adequada nutrição, e o provimento de instalações, equipamentos e condições ambientais favoráveis a uma exploração animal humanitária, produtiva e sustentável.

Ainda nesse campo de atuação, o profissional é responsável pelo incremento da produção e da produtividade das criações, utilizando técnicas de reprodução e de melhoramento genético que permitem, cada vez mais, a seleção e criação de animais mais produtivos. A participação do médico veterinário estende-se por todos os segmentos de várias cadeias produtivas de todos os produtos de origem animal, sendo mais notório o seu envolvimento na produção de produtos básicos como a carne, o leite e seus derivados.

Nessas áreas de atuação, o médico veterinário participa desde o planejamento e o processo produtivo propriamente dito, até o aproveitamento e consumo dos produtos finais, que são indispensáveis para a sobrevivência, a saúde e o bem-estar do homem. Essa extensa e eclética trajetória percorrida pelo produto pecuário, que passa pelas etapas de industrialização, armazenamento e distribuição, é exigente de amplos conhecimentos e habilidades que são inerentes ao profissional de Medicina Veterinária. Ele atua desde na produção até na inspeção e vigilância sanitária de produtos de origem animal, em busca da  obtenção e oferta de produtos em quantidade e com qualidade capazes de atender a progressiva demanda da humanidade.

O Brasil abriga o maior rebanho bovino do mundo e possui uma avicultura industrial de elevado nível tecnológico, que lhe confere destacada posição entre os líderes mundiais na exportação de carne.

Para a manutenção dessa situa­ção é necessário elevado grau de sanidade dos rebanhos e proteção dos mesmos contra doenças exóticas e o combate àquelas cuja ocorrência constitui barreira sanitá­ria para a exportação. Torna-se oportuno assinalar que todas as atividades de defesa animal, com execução de campanhas de vacinação, inspeção, fiscalização e vigilância sanitária, são de competência exclusiva e indelegável do Estado e do médico veterinário.

Ao médico veterinário também compete combater as zoonoses, assim chamadas aquelas enfermidades que afetam os animais e também os seres humanos. Desenvolvendo atividades de controle dessas doenças, sejam terapêuticas ou preventivas, aliadas a práticas educativas sobre higiene e responsabilidade legal e humanitária decorrentes da manutenção ou posse de animais, o profissional da Medicina Veterinária atua diretamente no âmbito da saúde da coletividade na qual se encontra inserido.

Previne a transmissão de doen­ças dos animais para o homem, contribuindo para a elevação do nível de educação sanitária da população e buscando eliminar os maus-tratos e minimizar o sofrimento infligidos aos animais. Ao lado do setor de produção e de saúde pública, o médico veterinário experimenta momento privilegiado com a demanda de animais de companhia, de estimação, de guarda, e mesmo de serviço, como é o caso de animais utilizados no manejo de rebanhos no campo.

A Unesp oferece o curso de Medicina Veterinária nas cidades de Araçatuba, Botucatu e Jaboticabal. Em todas as unidades há crescente preocupação com a sustentabilidade e os impactos ambientais decorrentes da pecuária como um todo, sendo estudadas e aplicadas novas técnicas de gerenciamento de resíduos químicos e biológicos, de excrementos e de efluentes produzidos nos criatórios animais.

Além de disciplinas básicas e profissionalizantes que oferecem estágios de treinamento e aperfeiçoamento, são ministradas matérias da área de Humanidades as quais, juntamente com outras atividades correlatas também promovidas, contribuem para a formação holística do aluno.

As unidades estimulam a participação dos alunos em pesquisa científica e tecnológica e na prestação de serviços à comunidade através de estágios em programas e projetos de seus professores e pesquisadores e da participação em grupos de estudos coordenados por um docente responsável.
As três faculdades mantêm hospitais veterinários, onde os alunos, supervisionados por docentes, prestam atendimento clínico e cirúrgico a pequenos animais (cães e gatos), animais de grande porte (ovinos, bovinos, equinos, suínos e caprinos) e a animais selvagens. Os cursos exigem estágio curricular para sua conclusão. A Universidade mantém ainda programas de residência veterinária e de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado.

Com o crescimento do número de graduados em Medicina Veterinária decorrente da criação de novas unidades de ensino superior no Brasil, a graduação em instituições de reconhecida competência é um diferencial para ingressar em melhores condições no mercado de trabalho, e o desempenho dos cursos da Unesp no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) os coloca entre os melhores do país.

Mais informações
Araçatuba: http://www.fmva.unesp.br/#!/graduacao/
Botucatu: http://fmvz.unesp.br/#!/graduacao/medicina-veterinaria/
Jaboticabal: http://www.fcav.unesp.br/#!/graduacao/medicina-veterinaria/

Na classificação geral, a Unesp ocupa o 7º lugar, sendo o 7º em Inovação, em Mercado e em Pesquisa; 13º, em Ensino; e 21º, em Internacionalização. Informações sobre o Ranking em: http://ruf.folha.uol.com.br/2017/

Assessoria de Comuicação e Imprensa
Atendimento Online UnAN Nosso Atendimento Online é um sistema que está pronto para ajudá-lo com suas demandas. Acesse agora e conte com nossa parceria!
unan@unesp.br
(+55 11) 5627-0327
produtos

Guia de Profissoes UnespVestibular UnespClipping UnespTV UnespRádio Unesp
ACI - Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp
Rua Quirino de Andrade, 215 - 4o andar
Centro - São Paulo - SP - 01049-010
(+55 11) 5627-0327
unan@unesp.br UnAN - Acesse também por Smarthphone e Tablet
Facebook Unesp ReitoriaTwitter Unesp ReitoriaInstagram Unesp Reitoria