Busca na UnAN:
  • Tudo
Guia de Profissões
  • Opções Profissionais
  •  
OPÇÕES PROFISSIONAIS
Informação ajuda a escolher
Buscar o autoconhecimento também é essencial
A economia do Brasil cresce e alavanca as oportunidades de emprego. Entretanto, o país sente falta de profissionais com a competência exigida pelas novas características do mercado. As empresas esperam que eles tenham, além da formação universitária, um curso de especialização, bem como conhecimentos de administração, finanças, informática, outros idiomas e gestão de pessoas.

Além de ficar atento ao noticiário econômico, o jovem que escolhe uma carreira universitária deve ter em mente que sua formação será constante. As empresas exigem hoje um profissional atualizado nas novas tecnologias e procedimentos. E com a facilidade de acesso à informação possibilitada pela internet, não há desculpas para não continuar os estudos.

Novas competências

Em um mercado cada vez mais competitivo, a formação do estudante nas Instituições de Ensino Superior deve envolver também uma prática inicial da profissão escolhida, tanto em atividades de extensão universitária, como em estágios. Ao vivenciar situações reais de trabalho, o aluno desenvolve competências e habilidades mais direcionadas à profissão. Também entra em contato com os valores éticos e comportamentais da sua categoria profissional.

Entre as competências, a proatividade é uma das mais valorizadas. Saber resolver problemas do cotidiano, buscar soluções e propor melhorias são características de um profissional de destaque. Ele deve ainda aprender a trabalhar em grupo, tanto para comandar uma equipe quanto para respeitar o comando. A prática pode ainda validar a escolha profissional, ao confrontar a realidade com as expectativas dos universitários.

Os valores que o estudante traz consigo o motivam a criar, a não se conformar com a situação presente e a realizar mudanças na realidade que o cerca. Mas, para que essas propostas sejam efetivas e deem frutos, há necessidade de desenvolver características de um empreendedor, como a busca por oportunidades, persistência diante das dificuldades e, acima de tudo, planejamento.

Para preparar seus estudantes em uma cultura empreendedora, desenvolvendo capacidades fundamentais para as novas relações de trabalho, como a criatividade e a inovação, a Unesp, em parceria com o Sebrae, implantou a disciplina optativa de Empreendedorismo nos cursos de graduação. Essa disciplina objetiva criar um perfil que auxilie o universitário a elaborar projetos, que podem ser sociais ou empresariais, porém, inovadores.
 
Atendimento Online UnAN
jornalista
Nosso Atendimento Online é um sistema que está pronto para ajudá-lo com suas demandas. Acesse agora e conte com nossa parceria!
unan@unesp.br
(+55 11) 5627-0323
produtos

Guia de Profissoes UnespVestibular UnespClipping UnespTV UnespRádio Unesp
ACI - Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp
Rua Quirino de Andrade, 215 - 4o andar
Centro - São Paulo - SP - 01049-010
(+55 11) 5627-0327
unan@unesp.br Site Responsivo UnAN
Facebook Unesp ReitoriaTwitter Unesp ReitoriaInstagram Unesp Reitoria