Busca na UnAN:
  • Tudo
Guia de Profissões
  • Guia Online  ::  
  • Cursos de Humanidades
  •  
CURSOS DE HUMANIDADES
cursos
Arquivologia
Técnica e cultura para cuidar de documentos
Curso busca dar ao aluno uma base humanística, além de competência tecnológica e gerencial
A legislação brasileira obriga que governos municipais, estaduais e federal, além de suas autarquias, preservem a documentação relacionada à gestão e a propostas que se transformaram em leis. Esses documentos devem estar localizados num arquivo que permita fácil acesso da população e de pesquisadores. Ninguém melhor que o arquivista para organizar, conservar e até restaurar esse material.

O profissional da área está habilitado a identificar, organizar, avaliar e preservar documentos dos mais diversos tipos e suportes: papel, fotografia, filme, microfilme, disquete, CD-ROM ou, ainda, em bancos de dados on-line. Ele é o responsável por disponibilizar as informações geradas e acumuladas em empresas, órgãos do governo, escolas, associações, instituições de saúde e ONGs.

Para esse especialista, abrem-se oportunidades no setor público e privado, para implantar e coordenar arquivos em hospitais, instituições de ensino superior, indústrias, centros de memória, casas de cultura e grandes escritórios de advocacia, contabilidade, engenharia e arquitetura. Com as novas tecnologias de informação e comunicação há um aumento constante na produção de conteúdos, e a necessidade de organizá-los contribui para ampliar o mercado de trabalho para esse profissional.

O arquivista deve ter sólida formação cultural para avaliar a importância dos documentos que manipula, e preparo para trabalhar com documentos de várias épocas. Necessita também ser versátil para atuar em equipe, colaborando com profissionais de áreas como biblioteconomia, direito, administração, história, informática e outras. Precisa, ainda, conhecer a legislação para avaliar a validade dos documentos produzidos e utilizados por diversos usuários.
Na Unesp, o curso é oferecido pela Faculdade de Filosofia e Ciências, Câmpus de Marília. Primeiro dessa especialidade criado no Estado de São Paulo, o curso possui cinco estrelas na mais recente avaliação do Guia do Estudante, da Editora Abril. Com uma infraestrutura adequada, busca formar profissionais que aliem uma base humanística a conhecimentos tecnológicos e gerenciais, de modo a atuar em diferentes tipos de arquivos.

Outro objetivo do curso é que a investigação científica alicerce a reflexão dos formandos sobre sua carreira, seja para uma atuação mais crítica e criativa no mercado profissional, seja para a formação de recursos humanos para o ensino e para os centros de pesquisa na área.
O currículo do curso apresenta um núcleo geral e outro específico. O primeiro reúne disciplinas e atividades compartilhadas com o curso de Biblioteconomia, também oferecido no Câmpus. No segundo, há as disciplinas próprias da Arquivologia, o(a) aluno(a) deverá cumprir 210 horas destinadas ao estágio obrigatório e desenvolver o trabalho de conclusão de curso.

No Câmpus de Marília existe a articulação acadêmica do curso de Arquivologia com o programa de pós-graduação em Ciência da Informação, nas linhas Informação e Tecnologia, Gestão, Mediação e Uso da Informação e Organização da Informação, com o Centro de Documentação Histórica e Universitária de Marília (Cedhum), e outros laboratórios, todos localizados na Faculdade, voltados para o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de Arquivologia e Ciência da Informação.
Mais informações

Marília: http://www.marilia.unesp.br/#!/graduacao/cursos/arquivologia/informacoes-gerais/
Podcast Unesp - Arquivologia Marília
Atendimento Online UnAN Nosso Atendimento Online é um sistema que está pronto para ajudá-lo com suas demandas. Acesse agora e conte com nossa parceria!
unan@unesp.br
(+55 11) 5627-0327
produtos

Guia de Profissoes UnespVestibular UnespClipping UnespTV UnespRádio Unesp
ACI - Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp
Rua Quirino de Andrade, 215 - 4o andar
Centro - São Paulo - SP - 01049-010
(+55 11) 5627-0327
unan@unesp.br UnAN - Acesse também por Smarthphone e Tablet
Facebook Unesp ReitoriaTwitter Unesp ReitoriaInstagram Unesp Reitoria