Busca na UnAN:
  • Tudo
Guia de Profissões
  • Guia Online  ::  
  • Cursos de Ciências Exatas
  •  
CURSOS DE CIÊNCIAS EXATAS
cursos
Apresentação
Na sociedade contemporânea, seja qual for o ponto de vista, a contribuição das Ciências Exatas é importante. E assim é, desde a visão da nave Terra viajando no espaço, em que a órbita em torno do Sol é descrita por precisa equação diferencial, até a microeletrônica que viabiliza o funcionamento dos smartphones. A descrição dos fenômenos físicos, assim como o desenho e a construção de dispositivos para produção de bens e riquezas e promoção de bem-estar e conforto às pessoas são calcados em estudos de ciências exatas.

Veja-se, por exemplo, a meteorologia, que propicia previsão de chuvas e outras intempéries de modo a viabilizar o planejamento nas atividades econômicas de natureza agrícola, a programação de atividades de lazer e até mesmo a prevenção de catástrofes decorrentes de fatores climáticos. Esta é uma ciência em desenvolvimento, fortemente fundamentada em leis da física e modelos matemáticos. Na engenharia, em suas diversas modalidades, encontram-se cotidianamente os mais visíveis resultados de aplicação de ciências exatas. Para ilustrar, podem-se citar alguns exemplos. Grandes obstáculos impostos por acidentes geográficos puderam ser superados de modo a se expandir as fronteiras do desenvolvimento socioeconômico pela construção de pontes e túneis, e isto só foi possível pela dedicada aplicação de princípios de física e matemática associados a técnicas altamente sofisticadas. Os veículos que trafegam por essas pontes e túneis são primorosas produções, que atualmente incorporam substancial participação de tecnologia eletrônica e automação, incluindo hardware e software, os quais, aliás, decorrem também de aplicações de ciências exatas.

Desde tempos imemoriais, a vida humana na Terra depende da utilização de energia. É assim desde a primeira vez que um hominídeo utilizou o fogo e persiste até a era da energia nuclear. Independentemente da fonte original da energia (hídrica, térmica, eólica, etc.), ela precisa ser transportada para o ponto de consumo, raramente próximo da fonte. E, assim, necessitando transmitir a energia, a sociedade atual não pode prescindir da energia elétrica. Desde a transformação da energia primária para a forma elétrica até o consumo na atividade produtiva e nas residências, muito do conhecimento de ciências exatas se converteu em técnica e tecnologia aplicada.
Outro aspecto importante da vida, tanto econômica como social, é a comunicação. Desde as ondas eletromagnéticas, portadoras de sinais de rádio, TV e telecomunicações, originalmente modeladas pelas equações de Maxwell até os dispositivos de geração e recepção dos sinais, tudo é fruto da aplicação de princípios de física e matemática.

É de se destacar também a presença das ciências exatas na área da saúde, onde a física e a química, aliadas a modelos matemáticos, possibilitam a captação de sinais e imagens que em muito têm facilitado o diagnóstico e tratamento de doenças que antes eram de difícil trato.
Por último, porém não menos importante, é fundamental notar que a automação traz significativos benefícios para a qualidade de vida, já que tarefas muito complexas e/ou repetitivas podem ser executadas por máquinas. Mas é necessário um olhar para a vida contemporânea e verificar que todo o antes exposto só faz sentido se for para proporcionar à humanidade melhores condições. Então, descontados os malefícios ao meio ambiente e a produção de dispositivos de destruição, tem-se a concluir que a tecnologia decorrente da aplicação das ciências exatas vem ao encontro do bem-estar e do conforto da humanidade.
Embora tenham sido mencionados alguns exemplos que podem ser associados a uma ou outra área da ciência aplicada, as aplicações das ciências exatas vão muito além disso, produzindo resultados de extrema valia para a sociedade, tanto nas ciências básicas (Matemática, Física e Química), como nas variadas modalidades de ciências aplicadas.

Em nosso país ainda há muitas carências, e todas as especialidades das ciências exatas convergem para favorecer o desenvolvimento. Há, assim, um mercado aberto e capilarizado, que aguarda profissionais competentes e comprometidos com o crescimento da nação. Os cursos oferecidos pela Unesp têm a missão de formar esses jovens que, em futuro próximo, estarão inseridos no mercado de trabalho, enfrentando e respondendo a desafios.

Laurence Duarte Colvara é engenheiro eletricista e professor da Faculdade de Engenharia da Unesp de Ilha Solteira.
Atendimento Online UnAN
jornalista
Nosso Atendimento Online é um sistema que está pronto para ajudá-lo com suas demandas. Acesse agora e conte com nossa parceria!
unan@unesp.br
(+55 11) 5627-0327
produtos

Guia de Profissoes UnespVestibular UnespClipping UnespTV UnespRádio Unesp
ACI - Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp
Rua Quirino de Andrade, 215 - 4o andar
Centro - São Paulo - SP - 01049-010
(+55 11) 5627-0327
unan@unesp.br UnAN - Acesse também por Smarthphone e Tablet
Facebook Unesp ReitoriaTwitter Unesp ReitoriaInstagram Unesp Reitoria