Busca na UnAN:
  • Tudo
Guia de Profissões
  • Guia Online  ::  
  • Cursos de Ciências Biológicas
  •  
CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
cursos
Medicina
Atividade essencial para o bem-estar da população
Projetos científicos e com a comunidade dão formação sólida e humanizada ao futuro médico
A Faculdade de Medicina de Botucatu – FMB, com 54 anos, apresenta seu curso de Medicina com sólida base científica, postura ética e forte visão humanística, comprometida com a cidadania. Tem como objetivo formar profissionais com senso crítico, conscientes de seu papel na sociedade. O curso tem duração mínima de 6 anos, oferece 90 vagas/ano e no vestibular de 2017 a relação foi de 266 candidatos/vaga, caracterizando o mais concorrido do país.

Desde 2014, progressivo percentual de vagas de acesso ao curso ocorre por Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (incluindo autodeclarados pretos, pardos ou indígenas). E esse acesso atingirá 50% das vagas no Vestibular Unesp 2018.
Os cenários utilizados nas atividades de formação médica são: Hospital das Clínicas da Secretaria de Saúde de SP, Centro de Saúde Escola, Unidades Básicas de Saúde e de Saúde de Família, Pronto Socorro Pediátrico e Pronto Socorro Municipal da Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu.

A estrutura curricular é organizada de forma a oferecer disciplinas obrigatórias, optativas, estágios obrigatórios em regime de internato. A FMB finalizou seu processo de reestruturação curricular, que brevemente será implementado, com concepção curricular baseada em eixos formativos visando propiciar a implantação efetiva da interdisciplinaridade e atenuando a fragmentação habitual dos currículos tradicionais. Busca adoção de metodologias ativas, como a problematização e aplicação de casos motivadores, determinando aprendizagem significativa e avaliação formativa do estudante. A complexidade do processo e a filosofia estabelecida para a restruturação do currículo resultou em proposta contextualizada com as necessidades de saúde da população brasileira e comprometida com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais.

A FMB participa de ações de Extensão Universitária de caráter educativo, cultural, ambiental, artístico, científico ou tecnológico com inserção de Projetos de Extensão com as demandas da sociedade, buscando o comprometimento da comunidade universitária com interesses e necessidades da sociedade. Acesso a mais informações em .  Durante estágio optativo o curso favorece o intercâmbio estudantil, com instituições nacionais e estrangeiras.

A profissão médica tem tendência de crescimento consistente no país segundo projeções; em 2020 serão mais de 500 mil, com taxa de 2,41 por 1.000 habitantes. Atualmente, apenas 55% dos médicos trabalham no SUS, o que é insuficiente para atender à necessidade de saúde da população, particularmente na Atenção Básica à Saúde como primeiro e especial espaço de cuidados. Conscientes da carência e da má distribuição de médicos no país, tanto regionalmente como nos diferentes níveis de atenção, a FMB tem como missão formar profissionais centrados no compromisso social com o SUS.

A FMB tem se caracterizado pela responsabilidade e seriedade com que tem formado os médicos e, especialmente, pela característica de seu corpo docente que, além de altamente titulado, tem um predominante regime de dedicação exclusiva à instituição, ímpar no Brasil.

Mais informações
Botucatu: http://www.fmb.unesp.br/Home/Graduacao/manual-acad.-medicina-2017---definitivo.pdf e http://fmb.unesp.br/#!/graduacao/medicina/
Podcast Unesp - Medicina - Botucatu
Atendimento Online UnAN Nosso Atendimento Online é um sistema que está pronto para ajudá-lo com suas demandas. Acesse agora e conte com nossa parceria!
unan@unesp.br
(+55 11) 5627-0327
produtos

Guia de Profissoes UnespVestibular UnespClipping UnespTV UnespRádio Unesp
ACI - Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp
Rua Quirino de Andrade, 215 - 4o andar
Centro - São Paulo - SP - 01049-010
(+55 11) 5627-0327
unan@unesp.br UnAN - Acesse também por Smarthphone e Tablet
Facebook Unesp ReitoriaTwitter Unesp ReitoriaInstagram Unesp Reitoria