Busca na UnAN:
  • Tudo
Guia de Profissões
  • Cursos de Ciências Biológicas
  •  
CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
cursos
Apresentação
Ao optar por um dos cursos da área de Ciências Biológicas, o vestibulando tem que ter em mente a definição “Trata-se das Ciências que estudam as manifestações da vida, englobando os conhecimentos sobre a biologia humana, animal e ambiental”. A vida é estudada a partir dos conhecimentos de biologia celular e molecular. E o campo de atuação profissional das carreiras relacionadas às Ciências Biológicas é amplo, envolvendo muitas áreas do conhecimento. Como exemplo, pode-se citar a genética, que busca a produção de plantas e alimentos em quantidade e de melhor qualidade, importantes para a área médica, tanto humana como animal, incluindo-se todas as suas especializações, cujo objetivo final é melhorar a qualidade de vida humana, e ainda preservar o bem-estar animal e a sustentabilidade do meio ambiente.

Com os avanços da biotecnologia em genômica, foi possível decifrar os enigmas do genoma humano e de plantas. Da mesma forma, na proteômica e metabolômica, os avanços são muito grandes. O vestibulando deve ter em mente o conceito atual de ”One Health”, uma única saúde – a do ser humano, dos animais e do meio ambiente. Por este prisma, pode-­se vislumbrar a grande contribuição dos profissionais das carreiras das Ciências Biológicas – Ciências Biológicas, Ciências Biomédicas, Ecologia, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Engenharia da Pesca, Engenharia Florestal, Farmácia e Bioquímica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Zootecnia – para o bem-estar e a qualidade de vida humana, dos animais e do planeta.
Abre-se uma grande avenida aos nossos olhos ao se avaliar a amplitude de todas essas áreas do conhecimento humano, bem como a expertise de todos esses profissionais. Os conhecimentos específicos de cada uma delas e a possibilidade de interdisciplinaridade e transdisciplinaridade devem ser o foco para a melhoria da sociedade e condições de vida humana.

É natural que a escolha de uma profissão traga dúvidas para muitos estudantes com relação a qual caminho seguir. É preciso lembrar que esta decisão deve estar fundamentada em um projeto de vida e profissional que está em definição. Esse momento é crucial para muitos de uma geração que vive em um mundo globalizado com tantas opções resultantes de um mercado de trabalho que, a cada dia, apresenta novas tendências e especializações. A influência familiar, de amigos e de professores, além do conhecimento da área escolhida, é fundamental, podendo tornar a escolha por qual área seguir mais tranquila.
A decisão deve ser do aluno, e nem sempre ele está seguro para esta definição. É importante que se conheça melhor a área pretendida e, para tanto, conversar com profissionais da área ajuda a esclarecer sobre a abrangência do campo de atuação. Ler somente sobre determinada profissão nem sempre esclarece as dúvidas, que são muito pessoais, e além disso não permite ao estudante conhecer o dia a dia da profissão pretendida.

Na Unesp, a área de Ciências Biológicas é muito rica, e tem 2.065 vagas, em todos os cursos listados anteriormente, de grande prestígio, contando com corpo docente altamente especializado, exercendo suas atividades no tripé de sustentação da Universidade: ensino, pesquisa e extensão. As oportunidades para os alunos egressos da Unesp são amplas e, claro, relacionadas com o desempenho e comprometimento deles com as atividades dos cursos.
Além da formação específica de acordo com o curso escolhido, na área de Ciências Biológicas, o que se busca na Unesp é o desenvolvimento técnico e científico, bem como do espírito crítico, e a formação ética e moral para o exercício profissional e da cidadania. Desejamos boa sorte para a decisão e sucesso profissional.

Helio Langoni é professor titular de Zoonoses e Saúde Pública do Departamento de Higiene Veterinária e Saúde Pública na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, com doutorado na Escola Superior de Medicina Veterinária de Hannover, Alemanha. É representante do Brasil na Sociedade Internacional de Higiene Animal (ISAH).
Atendimento Online UnAN
jornalista
Nosso Atendimento Online é um sistema que está pronto para ajudá-lo com suas demandas. Acesse agora e conte com nossa parceria!
unan@unesp.br
(+55 11) 5627-0323
produtos

Guia de Profissoes UnespVestibular UnespClipping UnespTV UnespRádio Unesp
ACI - Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp
Rua Quirino de Andrade, 215 - 4o andar
Centro - São Paulo - SP - 01049-010
(+55 11) 5627-0327
unan@unesp.br UnAN - Acesse também por Smarthphone e Tablet
Facebook Unesp ReitoriaTwitter Unesp ReitoriaInstagram Unesp Reitoria