Busca na UnAN:
  • Tudo
Guia de Profissões
  • Recepção aos ingressantes
  •  
RECEPÇÃO AOS INGRESSANTES
Atividades de integração e alcance social
Fomentar saúde, cultura, esporte e lazer
O dia da matrícula e a primeira semana de aulas dos alunos ingressantes na faculdade são, quase sempre, marcados pela recepção aos calouros. Ações já tradicionais, como pedágios nas esquinas para arrecadar dinheiro (a ser utilizado em festas), rostos pintados e cabeças raspadas foram, em meados dos anos 1980, assumindo novas e perigosas conotações, que resultaram em agressões, mutilações e até mesmo óbitos de calouros.

Para evitar que atitudes constrangedoras ocorram na Unesp, a Universidade proibiu o trote em 1999, pela Resolução no 86. Ela estabelece que cada faculdade deve definir as diretrizes e atividades de recepção ao aluno ingressante e que eventuais transgressões – agressão física, moral ou outras formas de constrangimento, dentro ou fora do espaço físico da Universidade – serão consideradas faltas graves, passíveis de suspensão ou expulsão.
A Resolução no 86 está em consonância com a Lei no 10.454, promulgada em 1999, e com a Lei n. 11.365, promulgada no ano seguinte, ambas abolindo o trote e instituindo ações solidárias.

Para não acabar com a tradição, que simboliza a passagem de uma etapa da vida para a outra e, principalmente, significa a aceitação do novo aluno no mundo universitário, diretores, professores e estudantes da Unesp se mobilizam para criar formas inovadoras de recepção aos calouros, caracterizadas por atividades solidárias e de alcance social, como arrecadação de gêneros alimentícios e plantio de árvores.

A Universidade conta com um Grupo de Trabalho (GT) de Prevenção da Violência. Aprovado dia 10 de março de 2015 pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária (CEPE), com a participação de docentes, alunos e servidores técnico-administrativos de diferentes unidades da Universidade, o Grupo tem como objetivo fomentar a saúde, a cultura, o esporte e o lazer, criando novos mecanismos, mais próximos do aluno e de suas necessidades em todos os aspectos – acadêmicos, sociais e psicológicos –, num contexto que leve em conta o ambiente universitário e a sociedade como um todo.

Denúncias contra trote violento ou contra qualquer outra espécie de violência podem ser realizadas junto à vice-direção da Unidade, à Ouvidoria Local ou à Ouvidoria Central (ouvidoria@reitoria.unesp.br).

Os contatos gerais para realizar denúncias contra trote violento estão em: http://unesp.br/disquetrote.
Atendimento Online UnAN
jornalista
Nosso Atendimento Online é um sistema que está pronto para ajudá-lo com suas demandas. Acesse agora e conte com nossa parceria!
unan@unesp.br
(+55 11) 5627-0323
produtos

Guia de Profissoes UnespVestibular UnespClipping UnespTV UnespRádio Unesp
ACI - Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp
Rua Quirino de Andrade, 215 - 4o andar
Centro - São Paulo - SP - 01049-010
(+55 11) 5627-0327
unan@unesp.br UnAN - Acesse também por Smarthphone e Tablet
Facebook Unesp ReitoriaTwitter Unesp ReitoriaInstagram Unesp Reitoria