Busca na UnAN:
  • Tudo
Guia de Profissões
  • Intercâmbio Internacional
  •  
INTERCÂMBIO INTERNACIONAL
Acordos de cooperação acadêmica
Universidade estabelece convênios com instituições do exterio
Pensando na valorização do currículo do aluno, a Unesp criou o programa de intercâmbio internacional para os cursos de graduação, com reconhecimento de créditos. Na Unesp os alunos de graduação podem desenvolver componentes curriculares em instituições conveniadas do exterior, no período de um semestre ou um ano, e, com aprovação prévia do Conselho de Curso de sua unidade, ter os créditos previamente reconhecidos e posteriormente incorporados a seu Histórico Escolar.

O conhecimento da língua do país escolhido é fundamental para a realização do intercâmbio, e o aluno deve estar com um nível avançado na hora de solicitar o intercâmbio. A Unesp tem acordos com mais de 25 países. Os principais destinos dos estudantes são: Portugal, Espanha, França, Argentina, Alemanha, Uruguai, Canadá, Chile, Áustria, China, Estados Unidos, Itália, Japão e México.
Além do intercâmbio, os alunos de alguns cursos da Unesp também podem participar de um programa de Duplo Diploma que lhes oferece a oportunidade de obter, além do diploma da Unesp, um diploma do mesmo curso na instituição parceira do exterior.

Através dos acordos de cooperação estabelecidos com diversas universidades do mundo, a Unesp oferece aos alunos que participam de seus programas de intercâmbio a isenção de taxa de matrícula e de mensalidades para o período de estudos na universidade de destino.

A Unesp a cada ano trabalha para aumentar o financiamento a seus programas de Mobilidade Discente. Trabalha, também, no estabelecimento de acordos com instituições do exterior, para garantir oportunidades de mobilidade aos alunos que possam financiar seu intercâmbio. Neste caso, os alunos devem arcar com os custos de hospedagem, alimentação, seguro de saúde, passagem aérea e/ou terrestre, despesas com visto e gastos pessoais.

Para ser um aluno de intercâmbio na Unesp deve-se estar regularmente matriculado na graduação em qualquer curso e ter integralizado no mínimo 40% de créditos de seu curso. É necessário também apresentar comprovante de proficiência na língua do país de destino.
 
Programa integrado de dupla diplomação

A Unesp começou em 2012, em conjunto com as instituições do Grupo INSA, Instituto Nacional de Ciências Aplicadas, da França, um programa inédito no Brasil de dupla diplomação. Ao final do primeiro semestre do primeiro ano, alunos de cursos de engenharia da Unesp são selecionados para participar do programa em função do seu desempenho acadêmico. Após o primeiro semestre cursado na Unesp, estes alunos vão para a França, onde realizam parte de seus estudos por um período de três semestres. Após, retornam ao Brasil e continuam seus estudos na Unesp durante quatro semestres. Ao final destes, retornam à França para mais três semestres e finalizam o curso realizando o último semestre na Unesp. Os alunos selecionados para o programa recebem bolsa de estudos e passagens para as estadias na França. Poderão concorrer alunos dos cursos de Engenharia Ambiental, de Bioprocessos e Biotecnologia, Civil, de Controle e Automação, de Materiais, de Produção, Elétrica e Mecânica.
 
 
 
unan@unesp.br
(+55 11) 5627-0323
produtos

Guia de Profissoes UnespVestibular UnespClipping UnespTV UnespRádio Unesp
ACI - Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp
Rua Quirino de Andrade, 215 - 4o andar
Centro - São Paulo - SP - 01049-010
(+55 11) 5627-0327
unan@unesp.br Site Responsivo UnAN
Facebook Unesp ReitoriaTwitter Unesp ReitoriaInstagram Unesp Reitoria