Busca na UnAN:
  • Tudo
Guia de Profissões
  • Guia Online  ::  
  • Fundação Vunesp
  •  
FUNDAÇÃO VUNESP
Fundação Vunesp em busca de talentos
Nascida para grandes desafios
Saber quem está mais bem preparado é o papel da Fundação Vunesp em quase quatro décadas. A Vunesp é uma instituição de natureza pública, de direito privado, sem fins lucrativos, que ocupa posição de destaque entre as instituições envolvidas na seleção e no recrutamento de pessoal. Com sede na cidade de São Paulo, possui abrangência nacional, realizando certames para órgãos das esferas federal, estadual e municipal, bem como para autarquias de caráter público ou privado, com espectros diferentes de atuação na sociedade civil.

A Fundação Vunesp já realizou concursos públicos, avaliações e vestibulares que abrangeram um contingente de 43 milhões de pessoas, e investe os resultados financeiros na melhoria das atividades-meio e das atividades-fim pautada em seu estatuto. Dentre os concursos vestibulares, ganha destaque o segundo maior do País, que seleciona ingressantes para a Unesp. Ademais, a Vunesp atua na área de ensino e no acompanhamento de projetos e programas.

Vunesp foi criada por uma das maiores universidades do País

A natureza pública da Vunesp vem de sua criação pela Universidade Estadual Paulista – Unesp, em 1979. Mesmo tendo a Unesp, na época, dimensões bem inferiores às de hoje, já ocupava o posto entre as maiores universidades brasileiras: seus 65 cursos de graduação estavam distribuídos por 14 câmpus. Hoje a Unesp possui 34 unidades em 24 cidades do Estado, com mais de 51 mil alunos de graduação e pós-graduação, 3.826 professores e 6.782 servidores técnico-administrativos. São oferecidas anualmente 7.725 vagas em 183 cursos nos dois vestibulares realizados por cerca de 120 mil candidatos.
Hoje a Fundação Vunesp conta com mais de 200 funcionários e trabalha, anualmente, em mais de 120 projetos, avaliando cerca de 3 milhões de pessoas.

Qualidade atestada pelo certificado ISO 9001

A instituição é certificada em conformidade com a norma ISO 9001:2008. O sistema de gestão da qualidade foi balizado pela Fundação Vanzolini em dezembro de 2012. Tal certificação atesta que a Vunesp está estruturada para atender a processos que visam à melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados aos seus clientes, candidatos e órgãos contratantes de concursos públicos, vestibulares e avaliações.

Cuidado com todas as etapas dos processos

Dentre as principais etapas de avaliação dos candidatos, destacam-se: a elaboração de provas, com qualificado corpo de especialistas; a área de informática, responsável pela segurança dos dados e a integração entre todas as áreas da Vunesp; e as áreas de produção e logística, encarregadas da importante tarefa de preparar e levar às mãos dos candidatos o instrumento mais importante do processo: a prova.
Fazendo concursos para 20 candidatos ou 2 milhões, o padrão de atuação e a preocupação da Vunesp com a qualidade do trabalho têm sido sempre os mesmos, com ênfase no sigilo e na credibilidade, além da certeza de que a conquista dos candidatos é a razão principal da existência da Fundação Vunesp.
 
Unesp e Vunesp: lado a lado Há mais de três décadas
 
1981
Criada em 1979, a Vunesp realiza pela primeira vez o vestibular da Unesp, com 2.283 vagas e 35.622 inscritos.

1988
A Fundação começa a realizar concursos, com 5 seleções para 202.312 candidatos.

1989
O número de vagas do vestibular da Unesp chega a 4.875 e registra um crescimento de 59,9% em relação ao ano anterior.

1992
Vunesp registra pela primeira vez mais de meio milhão de candidatos em seus 38 projetos realizados no ano.


1995
O vestibular da Unesp chega aos 70 mil inscritos, maior número de candidatos até então, com 4.311 vagas

1999
A Fundação realiza 55 concursos no ano, recorde entre os 12 anos de execução dessa atividade.

2003
Com a criação de 7 novas unidades, a Unesp passa a oferecer cursos em 23 cidades (atualmente são 24).


2007
A Vunesp supera pela primeira vez o índice de 1 milhão de candidatos em seus concursos públicos.

2009
O vestibular da Unesp passa a ser realizado em duas fases, com 82 mil candidatos nos dois vestibulares da temporada.


2016/2017
A Fundação realiza pelo sétimo ano consecutivo o Saresp, exame aplicado em todas as 645 cidades do Estado para mais de 1,2 milhão de alunos, e é contratada pelo Inep para elaborar o Revalida e a Anasem, importantes avaliações de abrangência nacional na área da Medicina. Pelo 3o ano aplica o SisPAE, em 144 municípios paraenses, para 607 mil alunos. Firma contrato com o Inep para corrigir as redações do Enem 2017.
 
Atendimento Online UnAN
jornalista
Nosso Atendimento Online é um sistema que está pronto para ajudá-lo com suas demandas. Acesse agora e conte com nossa parceria!
unan@unesp.br
(+55 11) 5627-0327
produtos

Guia de Profissoes UnespVestibular UnespClipping UnespTV UnespRádio Unesp
ACI - Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp
Rua Quirino de Andrade, 215 - 4o andar
Centro - São Paulo - SP - 01049-010
(+55 11) 5627-0327
unan@unesp.br UnAN - Acesse também por Smarthphone e Tablet
Facebook Unesp ReitoriaTwitter Unesp ReitoriaInstagram Unesp Reitoria