Busca na UnAN:
  • Tudo
Guia de Profissões
  • Guia Online  ::  
  • Fazendo Escolhas
  •  
FAZENDO ESCOLHAS
A arte de lidar com as incertezas
Especialistas aconselham a buscar informação e controlar a ansiedade
Para fazer escolhas é preciso aprender a lidar com as incertezas. A lição é da psicopedagoga Maria Beatriz de Oliveira, pesquisadora e professora da Faculdade de Ciências e Letras do Câmpus de Araraquara. “O caminho se faz ao caminhar. Antes, você escolhia um curso e sua profissão já estava estabelecida. Agora, a carreira é construída ao longo da vida.”

Um médico, por exemplo, pode se consolidar como administrador de hospital. Muitos psicólogos concentram sua especialidade na seleção de recursos humanos, enquanto um músico pode se tornar um educador. “O papel profissional não está mais predefinido. Há uma multiplicidade de funções em cada carreira”, diz a professora.

Muitos estudantes temem não passar no vestibular, não gostar do curso que escolheram ou não ser bem-sucedidos no trabalho. No fundo desse temor está o receio de não corresponderem às expectativas da sociedade, da família e de si mesmos. “O problema é que você tem que dar certo ontem”, resume o psicólogo Dinael Corrêa de Campos, professor da Faculdade de Ciências do Câmpus de Bauru e coordenador do servi­ço de ajuda profissional da unidade.

“A família é a causa de muito desespero. A pressão é grande e, em geral, velada”, relata o professor e psicólogo Paulo Motta, coordenador do serviço de orientação profissional da Faculdade de Ciências e Letras de Assis. “Sempre afirmo ao jovem que ele fez o que foi possível neste momento da vida. No ano que vem, talvez ele possa fazer mais.”

Existem “armadilhas” em todo esse processo, como desconhecer o mercado de trabalho, já que as carreiras mais promissoras nem sempre são as mais tradicionais. Não perceber que o modelo socialmente propagado de felicidade e sucesso é só “um modelo”, também é um risco.

Saber aceitar comparações tendo em vista que a história de cada pessoa é única torna-se saudável, assim como combater a ansiedade e a pressa, pois é sempre possível mudar de ideia e recomeçar.

Alimentar temores infundados, como o medo de chegar atrasado no dia da prova ou de dar “branco” atrapalha muito. O mesmo ocorre com considerar-se potencialmente excluído. Quem deixa de prestar vestibular por achar que é muito difícil entrar na Unesp ou em um curso mais concorrido está tirando de si a própria chance.
 
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
 
A Unesp oferece orientação profissional em duas unidades. As sessões são em pequenos grupos, acompanhados por alunos do último ano do curso de Psicologia. O público é variado: há desde pré-vestibulandos até estudantes universitários confusos com o futuro na profissão e trabalhadores de diferentes áreas repensando suas carreiras.
As atividades incluem exibição de filmes, representações teatrais, dinâmicas de grupo e análises. A realidade de cada profissão, projetos de vida e os conceitos modernos de felicidade e sucesso são alguns dos temas tratados. Há também palestras e encontros específicos com a família da pessoa que busca ajuda. Não é aplicado nenhum tipo de teste vocacional, método considerado ultrapassado pelos psicólogos.

Câmpus de Assis
Centro de Pesquisa e Psicologia Aplicada
Duração: os trabalhos são desenvolvidos nas escolas de Ensino Médio a partir das demandas das escolas. São atendidos aproximadamente 800 alunos, preferencialmente de escolas públicas de tempo integral da cidade e da região.
Inscrições e contato: (18) 3302-5892 e orienta@assis.unesp.br 
 
Câmpus de Bauru
Centro de Psicologia Aplicada
Duração: orientação permanente, na modalidade individual (atendimentos semanais de uma hora cada e cerca de 10 encontros) ou atendimentos em grupo (semanais, de duas horas cada, com duração de 10 a 12 semanas). Também são realizados projetos de intervenção em orientação profissional em instituições educacionais, conforme demanda apresentada.
Contato: (14) 3203-0562 / 3103-6090 e cpafc@fc.unesp.br
Atendimento Online UnAN
jornalista
Nosso Atendimento Online é um sistema que está pronto para ajudá-lo com suas demandas. Acesse agora e conte com nossa parceria!
unan@unesp.br
(+55 11) 5627-0327
produtos

Guia de Profissoes UnespVestibular UnespClipping UnespTV UnespRádio Unesp
ACI - Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp
Rua Quirino de Andrade, 215 - 4o andar
Centro - São Paulo - SP - 01049-010
(+55 11) 5627-0327
unan@unesp.br UnAN - Acesse também por Smarthphone e Tablet
Facebook Unesp ReitoriaTwitter Unesp ReitoriaInstagram Unesp Reitoria