Guia de Profissões
  • Exame Vestibular
EXAME VESTIBULAR
Busca dos melhores alunos
Três dias de provas valorizam a visão crítica
A metodologia de avaliação, introduzida no exame de 2010 do Vestibular da Unesp, ocorre em duas fases.
A primeira, de Conhecimentos Gerais, de caráter classificatório e eliminatório, com 90 questões objetivas, visa a propiciar a seleção inicial dos candidatos e, além de verificar o grau de compreensão dos conteúdos específicos do ensino médio, agrega ao processo avaliatório indicadores relativos às competências de leitura e interpretação crítica, objetividade, raciocínio lógico e maturidade nas relações multidisciplinares.

Já a segunda fase, de Conhecimentos Específicos, realizada em dois dias, caracteriza-se pela especificidade de cada eixo norteador, com 36 questões dissertativas e uma redação.
Todos os acertos da prova de Conhecimentos Gerais têm o mesmo valor. A nota da primeira fase é atribuída na escala de 0 a 100. A instituição aceita a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para compor a classificação dos candidatos.

Na segunda fase, todas as questões da prova de Conhecimentos Específicos têm o mesmo valor, e a prova toda soma 72 pontos (escala 0-72). A prova de Redação soma 28 pontos (escala 0-28). A nota da segunda fase é a soma das pontuações obtidas nas duas provas (escala 0-100).

É desclassificado o candidato que obtém nota zero em qualquer uma das avaliações (Conhecimentos Gerais, Conhecimentos Específicos e Redação). A nota final do candidato é a média aritmética das notas obtidas nas duas fases.
Os cursos que têm provas de habilidades, a serem aplicadas apenas aos candidatos convocados à segunda fase, têm essa nota convertida na esca­la 0-100. Nesses casos, a nota final do vestibular é obtida pela média aritmética simples das três notas.

Inclusão social na Unesp

A Unesp implantou a partir de 2014 Programa de Inclusão Social que visa destinar, gradativamente, até 2018, 50% das vagas oferecidas, em cada curso, a estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas e 35% destas vagas, ou seja, 17,5% do total, a egressos das escolas públicas e autodeclarados pretos, pardos ou índios (PPIs).

unan@unesp.br Site Responsivo UnAN