Busca na UnAN:
  • Tudo
destaques
Unesp avança na institucionalização da Cultura na universidade
Ações consolidam dimensão cultural entre atribuições da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
Marcos Jorge
08/08/2019
O fortalecimento dos Comitês Locais de Ação Cultural (CAC) nas unidades foi uma das ações da PROEX para fortalecer a dimensão cultural na Unesp

Foi publicada no Diário Oficial do dia 25 de junho de 2019 a Resolução 47, que fixa a estrutura administrativa da Unesp. O texto trata, entre outros pontos, da ampliação do escopo da Pró-Reitoria de Extensão, que passa a incorporar também atividades de dimensão cultural e passa a se chamar Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

A mudança, formalizada em junho pela publicação, faz parte de um processo de institucionalização da Cultura, promovendo a produção e a circulação artística e cultural na Universidade. Vale destacar que apesar da adição do termo “Cultura”, a sigla da Pró-Reitoria permanece a mesma: PROEX.

“Essa proposta de extensão e cultura caminhando juntas de forma institucionalizada vem de um processo que é anterior, mas que essa gestão assumiu como prioritário”, explica a professora Cleópatra da Silva Planeta, pró-reitora de Extensão e Cultura da Unesp, lembrando que a dimensão da Cultura já se encontra institucionalizada na Unicamp e na USP.

Para a professora, a Cultura pode exercer um papel importante no âmbito da universidade. “A formação humanística é importante para os alunos tanto no ambiente acadêmico quanto na pesquisa e na extensão. O amadurecimento e a dimensão cultural traz uma critica, uma visão de mundo abrangente que colabora para todas as áreas do conhecimento”, destaca.

A gestora acredita que, em linha com esse processo de institucionalização da Cultura nas atividades da Pró-Reitoria, é fundamental que exista sempre pessoas capacitadas da área de Cultura integrando a equipe da PROEX. “A extensão faz parte do nosso fazer acadêmico, mas a cultura é algo mais especifico. É claro que ela perpassa o fazer acadêmico, mas não pode ser tratada de uma forma amadora”, destaca. A organização da área cultural na PROEX está sob a responsabilidade do professor Paulo Celso Moura, docente do Instituto de Artes e com experiência na área de Política Cultural.

Nos últimos meses, a equipe vem realizando algumas ações que caminham em direção à construção de uma política cultural para a Unesp. No último ano foram realizados encontros distintos de Extensão e de Cultura, que no segundo semestre serão unificados em um só evento. “A nossa expectativa é que neste primeiro encontro que contempla essas duas dimensões consigamos ter espaço para discutir de fato a incorporação institucional da Cultura”, afirma o professor Paulo Moura.

Ainda nesta linha de ação, a PROEX também tem se esforçado na rearticulação e no fortalecimento dos Comitês Locais de Ação Cultural (CAC) das unidades. Foi criado também um Comitê Central de Ação Cultural, de perfil representativo. “Nosso objetivo é que as diversas Unidades Universitárias possam se organizar em torno de dinâmicas culturais significativas e importantes para cada uma delas”, destaca o professor.

Atendimento Online UnAN Nosso Atendimento Online é um sistema que está pronto para ajudá-lo com suas demandas. Acesse agora e conte com nossa parceria!
unan@unesp.br
(+55 11) 5627-0327
produtos

Guia de Profissoes UnespVestibular UnespClipping UnespTV UnespRádio Unesp
ACI - Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp
Rua Quirino de Andrade, 215 - 4o andar
Centro - São Paulo - SP - 01049-010
(+55 11) 5627-0327
unan@unesp.br UnAN - Acesse também por Smarthphone e Tablet
Facebook Unesp ReitoriaTwitter Unesp ReitoriaInstagram Unesp Reitoria