IBB Unesp mostra criatividade na comunicação com a sociedade
Agência de Divulgação Científica e Comunicação do IBB foi criada em 2018
Jorge Marinho
09/08/2019
A AgDC foi criada em 2018 no IBB Unesp

Para melhorar a comunicação com a sociedade, o Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) da Unesp criou em 2018 a Agência de Divulgação Científica e Comunicação (AgDC). O propósito foi levar para a sociedade um trabalho diferenciado de divulgação científica, amparado na criatividade e inovação.

“A nossa maior motivação está focada no aspecto de melhorar nossa conectividade com a sociedade. Precisamos comunicar melhor o que produzimos de conhecimento científico. É esse conhecimento produzido no passado que nos permite hoje viver em casas confortáveis e ter acesso ao tratamento de doenças. É preciso entender que esse tratamento de doenças e várias tecnologias que usamos não surgiram do nada, surgiram de desenvolvimento científico de qualidade, de investimento em ciência no passado”, disse o professor César Martins, diretor do IBB.

“Particularmente, a minha principal motivação de fazer isso é porque eu sempre quis mudar o mundo. Eu sei que é utópico! Eu não vou mudar o mundo, como um todo, mas eu acho que posso mudar o mundo de algumas pessoas. Uma das formas mais eficazes de conseguirmos mudar o mundo e formar melhor o cidadão é trabalhando com divulgação científica, é levando para a sociedade conhecimentos em uma linguagem simplificada para que todos possam, realmente, captar essa informação e aplicá-la para a melhoria da própria vida deles”, afirma a professora Adriane Wasko, do Departamento de Genética.

“Eu acho importante que as pessoas saibam o que é feito dentro do Instituto de Biociências, e como é feita a ciência. A ciência não é uma coisa que deve ficar restrita aos docentes. Isso tem que ser divulgado de uma forma didática, de uma forma lúdica, para popularizar a ciência, para que as pessoas vejam o trabalho que fazemos aqui”, comenta Luiz Henrique Garcia, assistente de Suporte Acadêmico do IBB.

O trabalho na Agência conta com a participação das professoras Adriane Pinto Wasko, do Departamento Genética; Lígia Silveira da Mota, do Departamento de Zootecnia; Thabata Koester Weber, do Departamento de Nutrição; dos técnicos administrativos André Alvarenga, Cledemir Barduco Júnior, Luis Renato Grassi, Luiz Henrique Garcia e Nivaldo Conceição Ferreira e de alunos de graduação e pós.

Equipe que produz quatro séries de vídeos:

1) MINUTO CIÊNCIA:

exibe conteúdos científicos em linguagem acessível a todos os públicos;

2) DICA MINUTO:

mostra eventos, palestras, cursos, serviços extensionistas e atividades culturais;

3) NO IB A GENTE FAZ:

apresenta as diferentes atividades realizadas no IBB;

4) RESGATE HISTÓRICO:

conta a história do IBB.

“O maior desafio encontrado foi que eu não tinha nenhuma experiência com a área audiovisual. Então tive que aprender muita coisa, como técnicas de edição, técnicas de filmagem, luz, som, entre outros aspectos que você usa para produzir um vídeo”, expressa Cledemir Barduco Júnior, assistente de Suporte Acadêmico.

“Para mim, a maior dificuldade foi exatamente a parte técnica. Eu já sou envolvido com outra frente de arte. Sou músico, mas essa parte audiovisual para mim era uma incógnita. Eu nunca tinha participado. O autoaprimoramento foi difícil. Aprender sobre luz, cor, enquadramento, coisas que eu nunca imaginei ou pensei em aprender sobre isso. Isso foi o maior desafio”, conta Luís Renato Elias Grassi,  técnico de Informática.

“Não estamos acostumados a trabalhar com esse tipo de linguagem, mas ao longo do tempo acabamos nos acostumando e adquirindo novos conhecimentos, novos modos de transmitir o que fazemos em termos de pesquisa, especialmente aqui no IB, para mostrar para a população de uma forma mais simples e palatável”, fala Adriane Wasko.

A AgDC também realiza outras ações:

1) PROGRAMA DIFUNDINDO E POPULARIZANDO A CIÊNCIA:

desde 2007 é a interação entre pós-graduação e ensino básico.

2) CURSOS DE FÉRIAS:

os temas são Genética, Botânica, Reprodução, Biologia Celular e Conservação Animal.

3) EVENTOS

VENHA CONHECER O IB:

apresenta a pesquisa, ensino e extensão para estudantes e professores do ensino médio.

PRIMAVERA NOS MUSEUS:

são atividades científicas e culturais no Jardim Botânico do IBB.

4) KITS EDUCATIVOS:

kit sobre alterações cromossômicas, desenvolvido em parceria com o Instituto Embraer.

5) MUSEU:

construção do Espaço Ciência IBB.

“Participar da AGDC é gratificante no sentido do resultado que está trazendo perante aos outros. Mostra que você é capaz de desenvolver coisas que nunca havia imaginado. Eu nunca pensei em trabalhar com audiovisual. Hoje já almejo continuar seguindo essa linha aqui na Universidade. Espaço tem, ‘n’ coisas que acontecem aqui dentro podem ser mostradas”, menciona Cledemir Júnior.

“Quando percebi que dava para fazer mais coisas pelo IB e pela Unesp, para mim foi muito, muito, muito emocionante conseguir de alguma forma participar mais ativamente da história do IB. Isso é muito gratificante para mim”, relata Luís Renato Grassi.

“Para mim está representando uma motivação muito grande no meu trabalho. São novidades que aprendo diariamente, a toda hora. Estou aprendendo uma coisa nova, e contribuindo com esse projeto que acho muito interessante de divulgação da ciência e, particularmente, no que eu trabalho, o projeto histórico que resgata essa história do IB”, expressa Luiz Henrique.

“Nós conseguimos trabalhar com leveza, com interação extremamente benéfica entre os docentes e os técnico-administrativos, e mostrar que apesar de todos os problemas que a enfrentamos hoje, principalmente em termos financeiros dentro da nossa universidade, ainda podemos fazer muito, de forma extremamente prazerosa e leve”, assegura Adriane Wasko.

Se você quiser saber mais sobre as iniciativas da AgDC, acesse o site www.agdc.ibb.unesp.br.