Busca na UnAN:
  • Tudo
destaques
Unesp realiza exposição na Assembleia Legislativa de São Paulo
De 12/8 a 23/8, mostra apresentará informações sobre Universidade e detalhes dos 24 câmpus
Fabio Mazzitelli
12/08/2019

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) recebe a partir desta segunda-feira (12) a mostra “Unesp: a universidade de todo o Estado de São Paulo”. Ao longo de duas semanas, até 23 de agosto, a exposição apresentará informações e detalhes dos câmpus da universidade pública com maior abrangência territorial do Estado, com unidades localizadas em 24 cidades paulistas.

A Unesp, ou Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, foi criada pelo governo paulista em 1976 com a reunião de faculdades e institutos isolados distribuídos pelo Estado e, ao longo de 43 anos de história, evoluiu a ponto de tornar-se uma das universidades jovens, com menos de 50 anos de existência, melhor avaliadas do continente, destacando-se entre instituições líderes em ensino e pesquisa do Brasil e da América Latina.

A mostra é de visitação gratuita e ocupará o hall de entrada da sede do Legislativo paulista conhecido como “Heróis de 32”, referência aos quatro estudantes paulistas mártires da Revolução Constitucionalista de 1932, entre outros espaços da Alesp. A exposição terá oito estandes e contará com a participação de todas as unidades da Unesp, que se revezarão na ocupação dos espaços e na interação com o público a partir da próxima segunda-feira, dia 12. A cerimônia de abertura ocorrerá na quarta-feira, dia 14, com um concerto da Orquestra Acadêmica da Unesp.

Durante seis dias da exposição, unidades móveis da Unesp farão um rodízio na área de estacionamento da sede do Legislativo paulista para a prestação de serviços e atendimento ao público. Estarão envolvidas na iniciativa as unidades móveis jurídica, de oftalmologia e de odontologia.

“A ideia da exposição surgiu no ano passado, entre os diretores das unidades. Ter a oportunidade de levar a universidade à Casa do Povo Paulista, como é conhecida a Assembleia Legislativa, é uma maneira diferente de mostrar a real dimensão da Unesp, a importância dela para o ensino superior e para o desenvolvimento regional do Estado, aumentando o nível de conhecimento sobre o trabalho desenvolvido no ambiente universitário e melhorando nosso diálogo com a sociedade”, diz o professor Enes Furlani Junior, diretor da Faculdade de Engenharia do câmpus de Ilha Solteira e vice-presidente do Fórum dos Diretores da Unesp.

“Muitos desconhecem que a Unesp é uma universidade inclusiva, com metade das vagas garantidas a egressos de escolas públicas”, exemplifica.

A Unesp realiza ações afirmativas para a inclusão social e, desde 2014, põe em prática o Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública, que preenche anualmente pelo menos 50% das vagas dos cursos de graduação da Universidade e reserva 35% dessas vagas do sistema a quem se autodeclara preto, pardo ou indígena. Em 2019, cerca de 55% dos estudantes ingressantes tinham concluído integralmente o ensino médio em escolas públicas e 24% desses calouros se declararam pretos, pardos ou indígenas.

“A mostra da Unesp é uma ação construtiva que aumenta o nosso diálogo inclusive com a classe política. Para qualquer pessoa, até para um deputado estadual ou um secretário de Estado, é muito difícil, dada a nossa abrangência, visitar e conhecer todos os nossos câmpus, em 24 cidades diferentes de São Paulo. Então, encontramos uma forma de reunir todas as unidades para levar a Universidade para dentro da Alesp”, afirma o professor Marcelo Carbone Carneiro, diretor da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp em Bauru e um dos organizadores da exposição.

A Unesp possui câmpus localizados a menos de 100 quilômetros de distância dos limites de São Paulo com todos os Estados vizinhos (Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná) e as distâncias entre algumas unidades podem chegar a centenas de quilômetros, como os cerca de 900 quilômetros que separam Rosana, no Pontal do Paranapanema, e Guaratinguetá, no Vale do Paraíba.

No total, gravita em torno das unidades da Unesp uma comunidade universitária de mais de 60 mil pessoas, somando-se cerca de 38 mil estudantes de graduação, 14 mil alunos de pós-graduação, 3.000 professores e 5.500 funcionários técnico-administrativos.

A realização da mostra na Assembleia Legislativa de São Paulo é uma iniciativa dos fóruns dos diretores e vice-diretores das unidades da Unesp e conta com o apoio da Primeira-Secretaria da Mesa Diretora da Alesp.

SERVIÇO
"Mostra UNESP: a universidade de todo o Estado de São Paulo"
Local: Assembleia Legislativa de São Paulo - Espaço Heróis de 32 (hall de entrada, acesso pela Avenida Pedro Álvares Cabral nº 201), Espaço 5º Centenário (acesso pela Avenida Sargento Mário Kozel Filho s/nº) e área de estacionamento
Datas e horários: de 12 a 23 de agosto de 2019, das 9h às 18h
Entrada gratuita
Cerimônia de abertura: 14 de agosto de 2019, às 14h, com concerto da Orquestra Acadêmica da Unesp no Espaço Heróis de 32

mostraunesp.jpg


Atendimento Online UnAN Nosso Atendimento Online é um sistema que está pronto para ajudá-lo com suas demandas. Acesse agora e conte com nossa parceria!
unan@unesp.br
(+55 11) 5627-0327
produtos

Guia de Profissoes UnespVestibular UnespClipping UnespTV UnespRádio Unesp
ACI - Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp
Rua Quirino de Andrade, 215 - 4o andar
Centro - São Paulo - SP - 01049-010
(+55 11) 5627-0327
unan@unesp.br UnAN - Acesse também por Smarthphone e Tablet
Facebook Unesp ReitoriaTwitter Unesp ReitoriaInstagram Unesp Reitoria