Busca na UnAN:
  • Tudo
destaques
Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para as Engenharias
Mudanças aprovadas pelo MEC são tema do programa Unesp em Debate, da TV Unesp
TV Unesp
07/08/2019

O Unesp em Debate inédito deste mês fala das novas DCNs (Diretrizes Curriculares Nacionais) para os cursos de Engenharia, aprovadas pelo Ministério da Educação em abril de 2019. Quem explica as principais mudanças é o professor Fernando Putti, assessor da PROGRAD (Pró-Reitoria de Graduação) da Unesp e membro do grupo de trabalho criado pela universidade para acompanhar as discussões e colaborar com a implantação das normas.

O docente conta que o objetivo das novas DCNs é tornar o perfil dos formandos mais próximo das necessidades do mercado, que está cada vez mais moderno, dinâmico, tecnológico e inovador. Na avaliação de Putti, alguns pontos polêmicos que estavam presentes nas primeiras propostas foram retiradas após um amplo debate público que envolveu especialistas e pessoas ligadas às instituições de ensino superior.

Fernando Putti acredita que ao apostar em um currículo mais moderno, flexível, inter e transdisciplinar, em que atividades práticas como projetos de extensão vão virar créditos assim como as disciplinas tradicionais, os cursos de engenharia se tornarão mais atraentes.

O professor analisa ainda os desafios de se implantar as novas diretrizes nas unidades da Unesp, mas pontua que a universidade está pronta para esta transformação, sem perder, é claro, a qualidade do tripé ensino-pesquisa-extensão que tão bem caracteriza a instituição.

https://youtu.be/HK5z-5d4hfQ

Atendimento Online UnAN Nosso Atendimento Online é um sistema que está pronto para ajudá-lo com suas demandas. Acesse agora e conte com nossa parceria!
unan@unesp.br
(+55 11) 5627-0327
produtos

Guia de Profissoes UnespVestibular UnespClipping UnespTV UnespRádio Unesp
ACI - Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp
Rua Quirino de Andrade, 215 - 4o andar
Centro - São Paulo - SP - 01049-010
(+55 11) 5627-0327
unan@unesp.br UnAN - Acesse também por Smarthphone e Tablet
Facebook Unesp ReitoriaTwitter Unesp ReitoriaInstagram Unesp Reitoria