Pesquisadores participam de missão científica na Argentina
Objetivo da missão é avançar no desenvolvimentos de sensores de gás
José Angelo Santilli | Divulgação CDMF
08/07/2019
Da esq. para dir.: Aparecido Ciola Amoresi, Mariela Desimone, Casmila Buono, Alexandre Zirpoli Simões, Celso Aldao

Como parte das ações do convênio entre o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) e a Universidade Nacional de Mar del Plata (INTEMA/CONICET), Alexandre Zirpoli Simões e Rafael Aparecido Ciola Amoresi, ambos pesquisadores do CDMF, estão em missão à Universidade Nacional de Mar del Plata, na Argentina, desde 28 de junho. O anfitrião dos pesquisadores é Celso Aldao, professor da Faculdade de Engenharia de Mar del Plata.

Alexandre Zirpoli Simões é professor da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá da Unesp e possui 200 artigos publicados em periódicos de alta circulação internacional, bem como parcerias com grandes centros de pesquisa, conduzindo projetos de pesquisa na área de materiais cerâmicos para spintrónica, energia limpa, sensores de gases e hipertermia magnética.

Entre as atividades previstas na missão, Simões já ministrou a palestra intitulada “Aspectos Luminescentes de Sensores de CeO2 Modificados com Lantânio” na Facultad de Ciencias Exactas Y Naturales da Universidade Nacional de Mar del Plata.

Além disso, os pesquisadores estão discutindo projetos sobre materiais semicondutores a base de CeO2 para aplicação como sensor de gás monóxido de carbono (CO) e também os principais resultados teórico-experimentais já obtidos pela parceria.

Em paralelo, algumas análises elétricas estão sendo realizadas utilizando uma câmera sensora desenvolvida pelo grupo argentino. A missão dos pesquisadores se encerrará no próximo dia 13 de julho.

CDMF
O CDMF, dirigido pelo professor da UFSCar Elson Longo da Silva, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).