Parceria da Unesp celebra dez anos de intercâmbio internacional
Colaboração em Jaboticabal rendeu publicações e permitiu mobilidade de alunos e docentes
Marcos Jorge
14/05/2019
Professor Vitor Miranda (esq) e o professor Bartosz Jan Płachno ao lado de alunos de pós-graduação de Jaboticabal

Estabelecida em 2009, uma parceria entre a Unesp de Jaboticabal e a Jagiellonian University, localizada na Cracóvia, Polônia, celebra dez anos promovendo intercâmbio de conhecimentos, a mobilidade de alunos de pós-graduação e de professores, além da publicação de 20 artigos científicos revistas internacionais.

O elo da parceria pelo lado da Unesp é o professor Vitor Miranda, que dez anos atrás procurou o parceiro Bartosz Jan Płachno por ter encontrado no professor polonês uma afinidade na áre de pesquisa: ambos trabalham com plantas carnívoras, em especial com o aspecto genômico dessas plantas.

“A questão genômica das plantas carnívoras é muito interessante porque hoje sabemos que elas são as angiospermas que tem o menor genoma do mundo”, afirma o docente do Departamento de Biologia Aplicada à Agropecuária da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp de Jaboticabal. “Nesse sentido, é um grupo interessante para ser usado como modelo no intuito de entender o que está acontecendo do ponto de vista evolutivo desses genomas”.

A parceria que neste ano celebra uma década já viabilizou a publicação de mais de 20 artigos em revistas internacionais, além de permitir a mobilidade de alunos de doutorado, que passam uma temporada nos laboratórios da instituição polonesa para incrementar o projeto de pesquisa de suas teses.

Dois anos atrás, o professor Bartosz Jan Płachno esteve em Jaboticabal ministrando um curso para o Programa de Pós-Graduação em Agronomia – Genética e Melhoramento de Plantas. Neste ano, é a vez do professor Vitor Miranda viajar á Polônia para lecionar uma disciplina sobre Sistemática Filogenética.

“É uma experiência acadêmica e cientifica valiosa para os nossos alunos que têm a oportunidade de ter uma vivência internacional, seja recebendo um professor estrangeiro de renome na sua área de atuação, seja na oportunidade de experimentar uma estadia em outro país”, destaca o professor de Jaboticabal. “De qualquer uma das formas, isso traz uma nova referência de pesquisa e de ensino para o aluno da Unesp”.

Recentemente, a parceria teve um projeto aprovado em chamada do tradicional programa Erasmus+, financiado pela União Européia. A ideia é que o projeto possa ampliar ainda mais a mobilidade docente e discente, e estabelecer uma rede consolidada de pesquisadores. “Nossa intenção é que o projeto permita o aumento da rede de colaboradores incluindo pesquisadores de outros paises, inclusive colegas de paises das Américas”, explica o professor, que atualmente tem pesquisado com parceiros de República Tcheca, Itália e Austrália.