Busca na UnAN:
  • Tudo
destaques
Perguntas e respostas sobre editais CAPES-PrInt-Unesp
Principais dúvidas giram em torno da formação das redes de pesquisa internacionais (RPI)
Marcos Jorge, com informações da Propg*
16/04/2019

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (Propg) lançou os dois primeiros editais no âmbito do programa CAPES-PrInt da Unesp. A iniciativa tem o objetivo de estimular a internacionalização da pós-graduação das universidades brasileiras por meio de estratégias planejadas pelas próprias instituições. O plano submetido pela Unesp e aprovado pela CAPES está alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos em setembro de 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU). 

01propg.jpg
A Pró-Reitoria de Pós-Graduação publicou dois editais relacionados ao Programa CAPES-PrInt. O primeiro documento visa a seleção de pesquisadores para realização de estadias de pesquisa (doutorado sanduíche) no exterior. O segundo envolve o fomento de redes de pesquisa internacional novas ou já estabelecidas.

Acesse:
PROPG-PDSE 01/2019 – Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior

PROPG 02/2019 – Redes de Pesquisa Internacionais

No intuito de esclarecer a comunidade da Unesp sobre dúvidas relacionadas ao conteúdo dos editais e sobre a submissão de propostas, foi elaborada uma série de perguntas e respostas. 

O edital para o doutorado sanduíche visa contemplar 74 pesquisadores, um para cada programa participante do convênio CAPES-PrInt-Unesp, com bolsa de 12 meses de duração cada uma. Excepcionalmente, uma cota de 12 meses poderá ser dividida entre dois alunos de um mesmo programa de pós-graduação (PPG), desde que devidamente justificado e aceito pela Propg.

O edital para fomento de redes de pesquisa internacionais (RPI) prevê o envio de propostas que envolvam tanto as redes em fase inicial de organização quanto as redes já parcial ou totalmente consolidadas. Para o primeiro caso, é esperado o envio de solicitações de financiamento que visem facilitar o contato entre os pesquisadores, de forma que se estabeleça uma rede em fase inicial. No segundo caso, são esperadas solicitações de financiamento para potencializar atuais colaborações e preencher eventuais lacunas existentes.

Para melhor entender algumas das respostas às perguntas formuladas abaixo é importante informar que as propostas de redes a serem submetidas no edital para fomento de RPIs não estão sendo chamadas de projetos. Aqui, quando se fala em projeto, refere-se a um dos 34 projetos de colaboração internacional do PrInt, todos com coordenação já definida. Para ver a lista ampliada da terminologia aplicável ao PrInt, consulte o Edital 2.

Após aprovada, a rede associada ao projeto PrInt comporá as linhas de atuação daquele projeto de colaboração internacional e os membros da rede comporão a equipe do projeto. Por exemplo, supondo que no projeto PrInt “Igualdades, exclusão e direitos”, do Tema 1, sejam aprovadas quatro redes. Os membros, brasileiros e estrangeiros, destas quatro redes irão compor a equipe do projeto “Igualdades, exclusão e direitos” que terá como coordenador o professor Marcus Vinicius Maltempi. O proponente coordenará os trabalhos da rede, de forma integrada com o coordenador do projeto PrInt.

As perguntas abaixo foram elaboradas, em sua maior parte, com base nas dúvidas dos coordenadores dos programas de pós-graduação da Unesp.

***

1- O que eu preciso para participar do PrInt?
Ser docente ou discente de um dos 74 Programas de Pós-Graduação da Unesp inscritos no programa Capes-PrInt-Unesp.

2- O que configura uma Rede de Pesquisa Internacional (RPI)?
A proposta busca uma RPI robusta. Nem tão pequena que não caracterize uma rede de pesquisadores, nem tão grande que perca o amálgama acadêmico.

3- O que é preciso para formatar uma proposta para o edital RPI?
O proponente deve ser docente da Unesp. A RPI pode contemplar com financiamentos apenas docentes na ativa com vínculo empregatício com a Unesp e doutorandos com vínculo acadêmico com a Unesp.

4- Quais os critérios de seleção?
A análise de mérito será feita pelos coordenadores dos projetos de cooperação internacional do Capes-PrInt-UNESP e por membros externos à Unesp. A indicação dos contemplados será feita pelo Grupo Gestor do Capes-PrInt-Unesp. A análise de mérito e a indicação irão considerar critérios e pontuação referentes à tabela publicada no edital.

5- O que está contemplado na modalidade de financiamento "Capacitação"?
A modalidade contempla cursos de curta duração ou “summer/winter schools”; capacitação no exterior com vigência de até três meses ou auxílios para participação em cursos a distância para discentes de pós-graduação vinculados a projeto de pesquisa em cooperação internacional.

Veja detalhes completos para cada modalidade de financiamento em:
https://www2.unesp.br/Home/propg/capes---print---itens-financiaveis.pdf

6- Há um limite de bolsas para as propostas de RPI?
Não há um limite de solicitações, embora haja um limite orçamentário em torno de 18 milhões para o primeiro ano da chamada (2019). Assim, a distribuição de recursos será feita em função do mérito acadêmico das propostas.

7- As missões acadêmicas devem ser necessariamente em universidades que integrem a RPI?
Sim.

8- Deve-se dar preferência na submissão de propostas com equipe grande ou desmembrar em mais de uma proposta com equipes menores?
A preferência é o envolvimento do maior número de docentes/pesquisadores de diferentes áreas atuando em uma temática multidisciplinar.

9- As missões podem envolver discentes?
Não, somente docentes/pesquisadores da Unesp e das instituições de ensino superior (IES) estrangeiras, membros da equipe da proposta.

10- Na distribuição das diferentes modalidades de bolsas e recursos será considerada a uniformização entre os PPGs?
Não, a distribuição será feita entre as melhores propostas, independentemente de qual(is) programa(s) tenha dado origem a elas.

11- Cada PPG pode submeter apenas uma proposta?
Não. As inscrições estão abertas a todos os docentes permanentes dos 74 programas de pós-graduação (PPGs) envolvidos no projeto PrInt da Unesp. 

12- Há um limite de propostas por PPG?
Não.

13- Todas as modalidades de bolsa pretendidas devem estar dentro da mesma proposta ou tenho que submeter uma proposta para cada modalidade de bolsa pretendida?
Todas as solicitações de bolsas e de missões devem estar dentro da mesma proposta de Rede.

 14- Posso submeter uma proposta de rede com cronograma para quatro anos, mas não solicitar itens financiáveis em 2019?
Sim. O que será avaliado é a qualidade da proposta da rede. Caso a proposta seja aprovada, as demandas para 2020 serão avaliadas considerando o relatório entregue.

 15- Como incluir no Edital 2 os alunos não contemplados no Edital 1 com bolsas de doutorado sanduíche?
Tanto o aluno como o orientador devem estar integrados em uma proposta de Rede a ser submetida.

 16- Um docente e seus alunos de PPGs com nota Capes 3 ou 4 podem fazer parte de uma Rede?
Sim, mas eles não poderão receber qualquer auxílio previsto no Edital. Eles farão parte da equipe de um dos 34 projetos do PrInt.

 17- Posso incluir mais de uma instituição na mesma missão?
Sim, dentro do limite de financiamento de 7 dias, incluir mais de uma instituição em um determinado país ou países geograficamente próximos é possível e caracteriza o uso racional dos recursos.

18- Posso incluir mais de um PPG por proposta?
Sim, é inclusive interessante para aumentar a abrangência e robustez da rede. Em alguns casos, como o de professor visitante no Brasil, que pode ministrar uma mesma disciplina para alunos de diferentes PPGs, tal inclusão caracteriza, inclusive, o uso racional dos recursos financeiros.

19- Preciso apresentar a proposta também com uma versão em inglês ou uma única versão em português é o suficiente?
Somente em português. Alguns documentos a serem anexados podem ser em inglês, como, por exemplo, informações da disciplina (título, ementa, etc.) a ser ministrada pelo Professor Visitante ou curriculum vitae de estrangeiros.

20- Existem cotas para Instituições da Espanha e Portugal?
Não foi definida qualquer cota para um determinado país ou instituição.

21- Há restrição do número de cotas de bolsas a ser solicitada na proposta?
Não. Na proposta de uma rede podem ser solicitadas quantas bolsas forem necessárias. Contudo, qualquer solicitação de itens financiáveis deve ser seguida de justificativa.

 22- Pode-se submeter uma proposta envolvendo um país que não está lista do Tema escolhido?
Não. Na primeira fase, dois primeiros anos, de implantação do PrInt-Unesp, não iremos solicitar qualquer inclusão ou exclusão de países na lista de cada um dos sete Temas.

23- Professores colaboradores, aposentados e vinculados à Unesp ou externos à Unesp, podem participar ou mesmo coordenar uma proposta de rede?
Não podem coordenar, mas podem sim participar de uma proposta. Contudo, esses professores estão impedidos, pela Capes, de receber financiamento do PrInt.

 24- O coordenador de um dos 34 projetos PrInt pode entrar em outra rede proposta em outro projeto que ele não coordena?
Sim. O coordenador de projeto PrInt pode participar da equipe e, inclusive, coordenar uma proposta, desde que não vinculada ao projeto de cooperação internacional do PrInt que ele coordena. Ele também pode participar de uma rede, coordenada por outro docente, submetida no projeto PrInt que coordena.

 25- O coordenador de um dos 34 projetos de cooperação internacional do PrInt pode propor uma rede?
Sim, desde que a rede proposta não seja vinculada ao projeto de cooperação internacional que ele coordena.

26- O coordenador de um dos 34 projetos de cooperação internacional do PrInt pode participar de uma rede?
Sim.

27- O coordenador de um dos 34 projetos de cooperação internacional do PrInt pode usufruir de bolsa?
Não. Caso queira candidatar-se a beneficiário de bolsa, deverá renunciar à coordenação. Após renunciar, poderá receber bolsa associada a outros projetos de cooperação internacional distintos daquele que coordenou.

28- O coordenador de um dos 34 projetos de cooperação internacional do PrInt pode usufruir de diárias e passagens aéreas para missões internacionais?
Sim, limitado a uma missão por ano no projeto que coordena. E limitado a uma missão a cada dois anos em projetos que não coordena.

*Notícia atualizada às 22h45 de 16 de abril de 2019

Atendimento Online UnAN Nosso Atendimento Online é um sistema que está pronto para ajudá-lo com suas demandas. Acesse agora e conte com nossa parceria!
unan@unesp.br
(+55 11) 5627-0327
produtos

Guia de Profissoes UnespVestibular UnespClipping UnespTV UnespRádio Unesp
ACI - Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp
Rua Quirino de Andrade, 215 - 4o andar
Centro - São Paulo - SP - 01049-010
(+55 11) 5627-0327
unan@unesp.br UnAN - Acesse também por Smarthphone e Tablet
Facebook Unesp ReitoriaTwitter Unesp ReitoriaInstagram Unesp Reitoria