Unesp define calendário para o Vestibular 2020
Período de inscrições será de 9 de setembro a 7 de outubro e 1ª fase, em 15 de novembro
Assessoria de Comunicação | Fundação Vunesp
16/04/2019
Calendário conjunto com USP, Unicamp e outras instituições evita a coincidência de datas entre os exames

A Unesp definiu as datas do Vestibular 2020 em acordo com as seguintes instituições de ensino superior: USP, Unicamp, Unifesp, ITA, PUC-SP, Mackenzie e PUC-Campinas. O objetivo do calendário conjunto é evitar a coincidência de datas e permitir que os vestibulandos possam participar de mais de um processo seletivo.

O período de inscrições para a Unesp será de 9 de setembro a 7 de outubro. Antes deste período, a Universidade divulgará as datas para pedidos de isenção e redução da taxa. A Unesp e a Vunesp, responsável pela realização do vestibular, oferecem redução de 75% do valor da taxa para alunos de último ano do ensino médio da rede pública estadual paulista –cerca de 400 mil alunos da Secretaria da Educação/SP e do Centro Paula Souza.

O exame da primeira fase será realizado em 15 de novembro. Os candidatos habilitados e convocados para a segunda fase farão novas provas nos dias 15 e 16 de dezembro, um domingo e uma segunda-feira. No ano passado, as provas foram aplicadas para 98.435 candidatos em 35 cidades, sendo 31 destas no Estado de São Paulo.

O resultado final do vestibular da Unesp será divulgado em 3 de fevereiro de 2020. A resolução com as regras do próximo exame vestibular deverá ser divulgada até julho, com todas as informações sobre cursos e vagas disponíveis para ingresso em 2020.

O Sistema de Reserva de Vagas para a Escola Básica Pública (SRVEBP) garante um mínimo de 50% das vagas de cada curso para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública. Isso ampliou a proporção destes alunos nos cursos da Unesp, que foi de 40,7% das vagas oferecidas em 2014, primeiro ano do sistema de reserva, e passou para 55,8% em 2019 (dados ainda parciais).

Sobre a Unesp
A Unesp é uma universidade pública e gratuita, que está entre as maiores e melhores do país. Presente em 24 cidades do Estado de São Paulo, com 34 unidades universitárias, desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas do conhecimento.

Criada em 1976, a Universidade tem aproximadamente 52 mil estudantes, entre alunos de graduação e pós-graduação (stricto sensu). Oferece ainda cursos pré-vestibulares gratuitos e mantém programas de extensão abertos para a comunidade. Três escolas de ensino técnico também são mantidas pela Unesp, que possui 1.900 laboratórios, 30 bibliotecas, cinco fazendas de ensino e pesquisa e três hospitais veterinários.

Informações sobre todos os cursos da Universidade podem ser obtidas no Guia de Profissões, em www.unesp.br/guiadeprofissoes.