Busca na UnAN:
  • Tudo
destaques
Encontro em SP consolida formação da Rede Unesp de Fundações
Objetivo é que fundações vinculadas à Universidade se qualifiquem e trabalhem em conjunto
Fabio Mazzitelli
15/04/2019
Exposição durante o primeiro encontro das fundações da Unesp, realizado em dezembro

Dirigentes e gestores das 17 fundações existentes no âmbito da Unesp se reúnem nesta terça-feira (16) na sede da Fundunesp, em São Paulo, para iniciar os trabalhos da Rede Unesp de Fundações.

Este vai ser o segundo encontro da rede, iniciada no final de 2018 com o objetivo principal de possibilitar que as fundações vinculadas à Universidade se qualifiquem, troquem experiências e desenvolvam projetos em conjunto a fim de ampliar a capacidade de captar recursos e gerenciar projetos.

O encontro desta terça-feira vai ser aberto pelo reitor da Unesp, professor Sandro Roberto Valentini, e contará com a participação do diretor administrativo da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), professor Fernando Dias Menezes de Almeida. Todos serão recebidos pelo professor Edson Furtado, presidente da Fundunesp. 

“Um objetivo da rede, tão importante quanto a troca de experiências e a aproximação entre as fundações, é contribuir para que elas se organizem internamente com o propósito de melhorar a qualidade e a capacidade de desenvolvimento de projetos e prestação de serviços”, afirma o professor Edson Capello, assessor da Reitoria.

Atualmente, o universo de fundações vinculadas às unidades universitárias na Unesp é bastante heterogêneo. Inclui fundações com expertise em oferecimento de cursos, fundações com foco na prestação de serviços, fundações voltadas a projetos sob demanda de grandes empresas, entre outras.

“O mais rico desse universo é a diversidade. A ideia não é padronizar as fundações. A rede tem o objetivo de instituir essa troca de informações para que as pessoas consigam atuar em conjunto sempre que possível, aproveitando a experiência uma da outra”, afirma professor Capello.

De acordo com Capello, através desta interação, as fundações podem expandir sua área de atuação, levando sua expertise para outras regiōes por meio da rede. “Na matéria administrativa, uma fundação menos estruturada pode ganhar conhecimento com outras maiores. Em termos de experiência prática, pode-se ter um projeto regional de um câmpus que não tenho como desenvolver e que pode ser viabilizado através de um professor de outro câmpus, surgindo um projeto conjunto entre duas fundações que poderiam atuar em parceria. Essa é a parte legal da rede”, exemplifica o docente.

O papel das fundações dentro da universidade ganhou ainda mais peso após a regulamentação do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, concebido para desburocratizar a prática científica no país e criar mecanismos para incentivar investimentos em pesquisa através da iniciativa privada. Sob a nova legislação, as fundações assumem um potencial protagonismo em eventuais parcerias das universidades com a iniciativa privada, pois têm mais agilidade para fechar acordos, como intervenientes.

Durante o encontro desta terça-feira, os gestores terão noções jurídicas sobre o papel das fundações e ouvirão relatos de experiências bem-sucedidas dentro da Unesp. Participarão do encontro integrantes da Pró-Reitoria de Pesquisa (Prope), da Agência Unesp de Inovação (Auin) e da Assessoria Jurídica (AJ).

“Essa segunda reunião é mais objetiva. Serão formados alguns grupos de trabalho para que as próprias pessoas das fundações busquem mais informações e aprofundem as discussões em temas relevantes para a atuação das fundações. A ideia é que essa discussão seja capitaneada pelas próprias fundações”, explica o professor Edson Capello. 

Na montagem dos grupos de trabalho, serão abordados quatro eixos principais temáticos relacionados às atividades das fundações: Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação; Legislação e Dinamização de Processos; Órgãos de Controle; e Promoção Institucional.

No planejamento da Rede Unesp de Fundações, estão previstos durante o ano o lançamento de um site que reúna informações de todas as fundações da Universidade e a realização de encontros permanentes. “O evento vai passar a ser itinerante depois deste encontro. A ideia é realizar reuniões periódicas, agora dentro das fundações vinculadas às unidades universitárias”, afirma o professor Capello.

Atendimento Online UnAN Nosso Atendimento Online é um sistema que está pronto para ajudá-lo com suas demandas. Acesse agora e conte com nossa parceria!
unan@unesp.br
(+55 11) 5627-0327
produtos

Guia de Profissoes UnespVestibular UnespClipping UnespTV UnespRádio Unesp
ACI - Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp
Rua Quirino de Andrade, 215 - 4o andar
Centro - São Paulo - SP - 01049-010
(+55 11) 5627-0327
unan@unesp.br UnAN - Acesse também por Smarthphone e Tablet
Facebook Unesp ReitoriaTwitter Unesp ReitoriaInstagram Unesp Reitoria