Busca na UnAN:
  • Tudo
destaques
Docentes da Unesp realizam treinamento para aula em inglês
54 professores aprenderam a metodologia CLIL com instrutores da University of Queensland
Jorge Marinho
17/04/2019
A instrutora de professores The University of Queensland’s (UQ) Institute of Continuing & TESOL Education (ICTE), Laura Fairbrother, durante aula para professores de pós-graduação da Unesp, em São José do Rio Preto

A parceria entre a Unesp e a University of Queensland faz parte do Plano de Internacionalização da Universidade: 54 docentes foram selecionados, de acordo com os critétrios definidos pelo Edital 08/2018 da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (Propg) e da Assessoria de Relações Internacionais (Arex).

Divididos em quatro turmas diferentes, as aulas foram ministradas pela professora Vicki Bos nos câmpus de Presidente Prudente e Botucatu, enquanto a professora Laura Fairbrother foi a responsável pelas turmas em Araraquara e São José do Rio Preto. Durante cinco dias, os docentes da Unesp aprenderam a metodologia CLIL (Content & Language Integrated Learning) mais EMI (English as a Medium of Instruction) do The University of Queensland’s (UQ) Institute of Continuing & TESOL Education (ICTE). Uma ação apoiada pelo convênio Unesp-Santander.

banner-yt.jpg

02-clil---uq---unesp---sao-jose-do-rio-preto-copy.jpg“A parceria entre a UQ e a Unesp é realmente importante porque os estilos de ensino da Austrália e dos países de língua inglesa variam, em alguns aspectos, do que acontece aqui no Brasil. Então, para nós é realmente importante compartilhar isso porque existem ótimas práticas de ensino acontecendo aqui e também ótimas práticas de ensino acontecendo lá. Então, é realmente importante nos unirmos e compartilharmos. Dessa forma, quando alunos brasileiros forem até nós e quando nós estivermos aqui, no Brasil, teremos a oportunidade de caminhar juntos e dividir essas experiências. Nós estamos criando experiências positivas e não há nenhuma incompatibilidade perceptiva entre o que está acontecendo aqui e o que está acontecendo lá”, afirmou Laura Fairbrother, instrutora de professores da Universidade de Queensland.

“Eu realmente acredito no processo de internacionalização da nossa universidade. Eu acho que nós devemos continuar – é algo que não é possível voltar atrás. Eu acho que é um processo que nós deveríamos destacar, e dizer às pessoas a importância de se tornar global. Eu coordenei acordos entre a Unesp e outras universidades, quatro universidades, e eu acho que é realmente importante; quando eu vejo intercâmbio de alunos, e quando eles aprendem, as oportunidades que são oferecidas aos alunos quando eles vão para outros países”, comentou a professora Giséle Manganelli Fernandes do Departamento de Letras Modernas da Unesp, campus São José do Rio Preto.

04-clil---uq---unesp---sao-jose-do-rio-preto-copy.jpg“Eu decidi fazer esse curso para conhecer outras metodologias de ensino e aprendizagem. É uma grande oportunidade de fazer isso aqui, onde moramos, não é necessário ir para outros lugares. E também foi uma oportunidade de encontrar os colegas em outro contexto, falar sobre nossas classes e outras metodologias, discutir nossa forma de ensinar. Então foi, eu acho, realmente uma grande oportunidade”, expressou a professora Lília Santos Abreu Tardelli do Departamento de Estudos Lingüísticos e Literários da Unesp, campus São José do Rio Preto.

“É importante para a Unesp, como uma grande universidade pública, oferecer esse tipo de programa, porque para mim parece que a universidade está preocupada com a nossa educação, educação continuada, e nossa preparação para novos desafios”, indicou o professor Júlio César Torres do Departamento de Educação, campus São José do Rio Preto, e diretor eleito da unidade.

“A decisão da Unesp de oferecer esse curso foi muito sensível, e eu acho que a Unesp tem tido essa visão de nos ajudar a melhorar nossas metodologias de ensino, também focando nos nossos alunos. Porque os alunos vão poder se beneficiar com a nossa performance e vão conseguir participar de matérias em inglês. Eu tenho certeza de que se baseando nas técnicas, metodologias e estratégias, que estamos aprendendo aqui, os alunos vão conseguir aprender de uma maneira mais efetiva”, contou a professora Adriane Orenha Ottaiano do Departamento de Letras Modernas, campus São José do Rio Preto.

37-clil---uq---unesp---sao-jose-do-rio-preto-copy.jpg“Eu acho que esse período aqui vai ajudar os alunos a aprenderem um pouco de inglês, usando nossas matérias, conteúdos, porque tem algumas dicas, algumas ideias e atividades que vão nos ajudar a ensinar os alunos sobre a língua Inglesa”, destacou o professor José Arnaldo Roveda do curso de Engenharia Ambiental da Unesp, campus Sorocaba.

“O conhecimento adquirido nesse curso provavelmente vai tornar minhas aulas mais motivadoras, mais interessantes para os alunos”, resumiu o professor Douglas Altamiro Consolo, professor do Departamento de Letras Modernas da Unesp, campus São José do Rio Preto.

“Todos estão extremamente interessados em melhorar, e extremamente interessados em aprender a se adaptar, e não só comigo, mas uns com os outros. Todos estão muito abertos para compartilhar e as pessoas são muito honestas sobre o que está acontecendo em suas salas de aula e algumas das coisas que eles gostariam de melhorar. Mas, também, as pessoas são muito boas em identificar as coisas nas quais elas são boas, e se sentem confiantes. Entre disciplinas geralmente é muito difícil encontrar pessoas e dividir ideias, mas isso não foi um problema aqui, nas últimas duas semanas. As pessoas têm se mostrado feliz em perguntar e responder questões, e passar tempo juntam dividindo suas melhores práticas na sala de aula. As pessoas ficam felizes em estarem vulneráveis aqui, e é inspirador de se ver”, ressaltou Fairbrother.

15-clil---uq---unesp---sao-jose-do-rio-preto-copy.jpg“Nós vimos professores e pesquisadores da Unesp se colocando na posição de alunos. Então, eles estavam abertos para aprender essas novas estratégias, praticar essas estratégias na sala de aula e, também, rever tudo que já fizeram até agora. E eles estão muito ansiosos para usar tudo que aprenderam em suas salas, e nós já vimos professores de diferentes áreas trabalhando em parceria, um visitando o outro e analisando, ajudando seu colega a usar as técnicas que aprenderam na sua própria prática docente. Então isso foi realmente positivo. E as duas professoram que vieram da Universidade de Queensland fizeram um trabalho muito..., um trabalho excelente, elas nos colocaram num lugar confiável, um ambiente seguro, onde nós pudemos nos abrir e discutir tudo que fizemos na sala de aula”, explicou a professora Paula Tavares Pinto, coordenadora do Programa de Língua Inglesa na Unesp.

“Eu quero dizer que foi uma experiência fantástica trabalhar com os acadêmicos do Brasil. Eles são realmente motivados, inteligentes e participativos. Eles têm muita disposição e habilidade para aplicar os princípios do curso em suas práticas educacionais. E eu gostei muito do entusiasmo e espírito com que se dedicaram às aulas e ao desenvolvimento de materiais”, revelou Vicki Bos, instrutora de professores da Universidade de Queensland.

05-clil---uq---unesp---sao-jose-do-rio-preto-copy.jpg“Então, nós estamos muito felizes que tivemos 54 professores e pesquisadores inscritos. Eles estavam todos muito interessados em aprender. Estavam interessados em oferecer disciplinas, às vezes em parceria com colegas dos mesmos programas, às vezes sozinhos. E dessa forma nós vamos oferecer matérias para estrangeiros e para nossos próprios alunos, que vão conseguir desenvolver sua língua inglesa e o conteúdo que estão aprendendo aqui. E ao mesmo tempo eles vão, nós vamos prepará-los para ir para outros países e trabalhar em universidades, e trabalhar em outros países também, porque essa é a realidade hoje em dia. A Unesp realmente espera oferecer o melhor aos seus alunos, com os melhores pesquisadores, que mostraram para as professoras de Queensland a alta qualidade de pesquisa que temos aqui na instituição”, concluiu a coordenadora do Programa de Língua Inglesa na Unesp.

.39-clil---uq---unesp---sao-jose-do-rio-preto-copy.jpg

Atendimento Online UnAN Nosso Atendimento Online é um sistema que está pronto para ajudá-lo com suas demandas. Acesse agora e conte com nossa parceria!
unan@unesp.br
(+55 11) 5627-0327
produtos

Guia de Profissoes UnespVestibular UnespClipping UnespTV UnespRádio Unesp
ACI - Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp
Rua Quirino de Andrade, 215 - 4o andar
Centro - São Paulo - SP - 01049-010
(+55 11) 5627-0327
unan@unesp.br UnAN - Acesse também por Smarthphone e Tablet
Facebook Unesp ReitoriaTwitter Unesp ReitoriaInstagram Unesp Reitoria