Evento aborda aplicação de modelos teóricos à teoria da evolução
Biologia tem atraído físicos teóricos em todo o mundo, exceto na América do Sul
ACI Unesp
16/01/2019

Em uma organização conjunta, o ICTP-Trieste e ICTP-SAIFR, centro associado ao Instituto de Física Teórica (IFT), da Unesp, em São Paulo, trazem pesquisadores internacionais para discutir as aplicações de modelos teóricos à teoria da evolução entre os dias 21 e 26 de janeiro.

Embora a nova tecnologia experimental seja, em parte, responsável pela atual revolução na pesquisa em Biologia, os modelos teóricos desenvolvidos por físicos também desempenham um papel importante na forma como a pesquisa biológica vem sendo realizada. O número de físicos teóricos e matemáticos aplicados que migraram para a biologia aumentou drasticamente em todo o mundo, exceto na América do Sul.

Com o objetivo de contribuir para que a América do Sul também se torne um polo importante de estudo nessa área, a escola, organizada em conjunto pelo ICTP-Trieste e o ICTP-SAIFR, trará cientistas de renome internacional que darão aulas a alunos de pós-graduação.

Entre os palestrantes estão Luca Peliti (SMRI, Itália), que falará sobre genética populacional e evolução; Paul Rainey (IAS – Massey University, New Zeland) para tratar sobre a evolução da individualidade; Curtis Callan (Princeton University, USA) com aulas de evolução de sistemas imunológicos e, por fim, Joshua Weitz (Georgia Institute of Technology, USA) com uma discussão sobre ecologia e evolução dos vírus.

Para mais informações, acesse: http://www.ictp-saifr.org/school-on-mathematical-models-of-evolution/

ictp.jpg