Parceria busca mitigar poluição do ar gerada por polo cerâmico
Convênio entre IGCE e Aspacer indica boa prática de relacionamento com iniciativa privada
José Alexandre Perinotto, do IGCE
08/01/2019

Em seus 60 anos de existência, o ensino superior público de Rio Claro, representado pela Unesp a partir de 1976, tem desenvolvido importantes parcerias com entidades dos setores público e privado do município e da região, transferindo à comunidade os resultados práticos de projetos científicos, incluindo relevantes atividades de extensão.

Um exemplo disso é o convênio firmado entre o IGCE (Instituto de Geociências e Ciências Exatas) e a Aspacer (Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento), com sede em Santa Gertrudes (SP).

A região de Rio Claro, Santa Gertrudes e Cordeirópolis é considerada o mais destacado polo cerâmico das Américas, responsável por expressiva produção e geração de emprego e renda. Por outro lado, a grande quantidade de particulados (poeira) na atmosfera, advinda dessa cadeia produtiva, tem sido apontada como causadora de poluição, comprometendo a qualidade do ar.

Há alguns anos, a Aspacer e a Unesp/IGCE desenvolvem parceria para coleta e análise de dados com objetivo de esclarecer questões, buscando, de forma científica, quantificar e qualificar o particulado, especificando todas as suas fontes geradoras.

Nesta segunda-feira (dia 7), mais um importante passo nesta parceria foi dado. Em reunião no IGCE, o diretor executivo da Aspacer, Almir Guilherme, e a direção do IGCE --os professores José Alexandre Perinotto, diretor do instituto, e Edson Denis Leonel, vice-diretor-- assistiram à apresentação da implantação do projeto “Modelo de Gestão para a Qualidade do Ar na Região do Polo Cerâmico de Santa Gertrudes ‘PCSG’ – SP”, de Meyre Oliveira, do qual também participam os professores Sebastião Gomes de Carvalho e Antenor Zanardo (do Departamento de Petrologia e Metalogenia) e Anderson L. H. Christofoletti (do Departamento de Geografia).

O projeto também envolve formação de recursos humanos em nível de pós-graduação, com a participação da geóloga Cibele C. Montibeller, e graduação, com as estudantes Anna Beatriz D. Trivelato (do curso de Geologia) e Maria Laís Crispim (do curso de Engenharia Ambiental).

Este é mais um importante compromisso da universidade pública com a população paulista e, especificamente de nossa região, concretizado nesta fundamental parceria entre a Unesp e o setor privado, representado pela AspacerCom os resultados, espera-se que a região possa se desenvolver ainda mais, mitigando os problemas da qualidade do ar e melhorando a vida de todos os cidadãos.

.