Busca na UnAN:
  • Tudo
destaques
Uma nova janela para descobertas sobre o Universo
Especialistas discutem na Unesp resultados esperados de futuro megatelescópio no Chile
ACI Unesp
10/12/2018
LSST é um telescópio com um diâmetro de 8,4 metros que permitirá aos cientistas mapear todo o céu visível

No último evento do ano o ICTP-SAIFR, centro associado ao IFT-UNESP, promove o Workshop Sul-Americano em Cosmologia na era do LSST e receberá pesquisadores do mundo inteiro para discutir otimização e resultados esperados a partir dos experimentos que serão realizados no LSST (Large Synoptic Survey Telescope - Grande Telescópio de Levantamento Sinóptico).

Planejado para entrar em operação em 2020, o LSST um telescópio com um diâmetro de 8,4 metros que será capaz de mapear todo o céu visível. Após anos de estudo, a região de Cerro Pachón, no Chile, foi escolhida para receber o equipamento porque oferece boas condições de tempo, bom número de número de noites claras por ano, padrões climáticos sazonais e qualidade de “nitidez” astronômico necessário.

Com os dados acumulados cientistas irão explorar o Sistema Solar, descobrir novos fenômenos, e estudar a estrutura de nossa galáxia, a formação e evolução de estruturas no Universo em função do tempo cósmico e determinar as propriedades da matéria e energia escura que permeiam o Universo.

De acordo com os pesquisadores da colaboração LIneA, “o sistema será o mais poderoso coletor de luz no óptico e a velocidade das observações fornecerá aos astrônomos pela primeira vez uma visão dinâmica do Universo. Ao término de 10 anos o levantamento obterá informações para 37 bilhões de estrelas e galáxias explorando um volume de espaço sem precedentes.”

O LIneA é um laboratório multiusuário apoiado pelo Observatório Nacional (ON), o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que foi criado com a finalidade de dar suporte à participação brasileira em levantamentos astronômicos gerando grandes volumes de dados.

Assim, o objetivo do workshop é atrair especialistas em diferentes áreas da cosmologia observacional para discutir os desafios recentes no campo provenientes de projetos em andamento e planejados, bem como para aumentar a visibilidade e a participação da comunidade sul-americana nos mesmos.

O evento será realizado de 17 a 21 de dezembro, no auditório do IFT-UNESP. Para mais informações, acesse:
http://www.ictp-saifr.org/south-american-workshop-on-cosmology-in-
the-lsst-era/.

01telescopio.jpg

Atendimento Online UnAN Nosso Atendimento Online é um sistema que está pronto para ajudá-lo com suas demandas. Acesse agora e conte com nossa parceria!
unan@unesp.br
(+55 11) 5627-0327
produtos

Guia de Profissoes UnespVestibular UnespClipping UnespTV UnespRádio Unesp
ACI - Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp
Rua Quirino de Andrade, 215 - 4o andar
Centro - São Paulo - SP - 01049-010
(+55 11) 5627-0327
unan@unesp.br UnAN - Acesse também por Smarthphone e Tablet
Facebook Unesp ReitoriaTwitter Unesp ReitoriaInstagram Unesp Reitoria