A Pró-Reitoria de Pesquisa da Unesp recebeu, nesta semana, uma comunicação do CNPq concedendo 13 (treze) bolsas adicionais à cota institucional PIBIC/Unesp na chamada 2018-2020. Com isso, a Universidade passa a contar hoje com 669 bolsas PIBIC/CNPq.
Esse fato assume especial relevância não apenas pela possibilidade de um maior incentivo à pesquisa discente nos cursos de Graduação da Unesp, mas também como reflexo de todas as ações que vêm sendo intensamente empreendidas pela PROPe para o aperfeiçoamento desse programa na Unesp, como demonstrado recentemente no Congresso de Iniciação Científica da Unesp – 2ª fase.
Atualmente, a Universidade está entre as cinco do Brasil que mais captam recursos de Iniciação Científica do CNPq, com um total superior a R$ 3 milhões.
A Unesp entende a iniciação científica como uma oportunidade de proporcionar ao aluno, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.
Além dos recursos da CNPq, a Reitoria da Unesp também financia 455 bolsas de Iniciação Científica e outras 15 em Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. Estes números ainda não incluem bolsas financiadas pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).