Busca na UnAN:
  • Tudo
destaques
Especialização em Bauru quer qualificar quadros para prefeituras
Curso internacional irá preparar profissionais em Planejamento Urbano e Políticas Públicas
Marcos Jorge
04/12/2018
Especialização tem duração de um ano e meio e começará em março de 2019

A partir de março de 2019, a Faculdade de Arquitetura e Artes e Comunicação (FAAC) da Unesp de Bauru oferecerá um novo curso de especialização, voltado para a formação de profissionais que trabalhem em questões em que se articulem Planejamento Urbano e Políticas Públicas.

O curso “Planejamento Urbano e Políticas Públicas: Urbanismo, Paisagismo, Território” congrega pesquisadores de cinco câmpus da Unesp, além de professores de seis países. A especialização tem duração de um ano e meio e o calendário prevê o início das aulas em março de 2019, com aulas nas sextas-feiras à noite e sábados até ás 18h. As inscrições estarão abertas na primeira semana de janeiro.

Mais informações sobre critérios de seleção, investimento, estrutura e metodologia da especialização, entre outras informações podem ser obtidas na página do curso da Faac:
http://www.faac.unesp.br/#!/pos-graduacao/especializacao/planejamento-urbano-e-politicas-publicas-urbanismo-paisagismo-territorio/objetivos/

“O objetivo maior é dar suporte para a formação de quadros das prefeituras, mas em paralelo, consolidar de forma efetiva um projeto de sustentabilidade da região do qual Bauru é o centro irradiador”, afirma o professor Adalberto da Silva Retto Junior, coordenador da especialização.

O curso
Para o docente, o curso tem perfil interdisciplinar e seu conteúdo está amparado na significativa tradição da Unesp em pesquisa aplicada e extensão universitária, bem como sua distribuição regional. "Ao nos apoiarmos na ocupação geo-política da Unesp, a atividade de pesquisa assume sua aplicabilidade à luz de algumas convicções sobre o caráter distintivo do urbanismo em uma dimensão contextual, no sentido de estruturá-la de forma íntima com as práticas e os cenários 'sócio-territoriais'", destaca.

01retto.jpgPara o professor Adalberto da Silva Retto Junior, tradição da Unesp em pesquisa aplicada e extensão universitária,
bem como sua distribuição regional, são pontos fortes para o desenvolvimento do curso

Retto Jr. explica que foram dois pontos principais que motivaram a criação do curso: formar de um grupo de reflexão sobre urbanismo contemporâneo como atividade interdisciplinar que abranja as políticas urbanas e territoriais; e estabelecer relações com o meio através da pesquisa, da reflexão e da ação.

“O que pretendemos é que, no seu conjunto, essas duas iniciativas possam assumir a forma de ‘manifesto’ para uma agenda programática com a ambição de delinear a visão futura de uma região ambientalmente sustentável do qual Bauru é o centro irradiador”, explica o professor da FAAC de Bauru.

A estrutura do curso baseia-se na articulação entre Planejamento Urbano e Políticas Públicas, reiterando o caráter interdisciplinar dessas atividades a partir da inter-relação de três escalas: Urbanismo, Paisagem, Território. As articulação entre essas três escalas explicita o objetivo principal do curso de dar suporte complementar para profissionais vinculados ao planejamento e à produção do espaço urbano e suas infraestruturas – Engenharia Civil, Ambiental/Sanitária e Transportes e Agronomia, Biologia, Arquitetura e Urbanismo, Design, Geografia, História, Turismo e Administração Pública.

Docentes internacionais
A especialização irá oferecer uma abordagem comparativa multidisciplinar e internacional, para que fique clara a real dimensão das problemáticas colocadas pela cidade contemporânea.

Assim, a formação do curso foi pensada como forma de sedimentar parcerias e intercâmbios já estabelecidos pelo corpo docente. Um exemplo disso é o módulo opcional intitulado: Itinerário Internacional de Estudos “Landscape Dimension In Contemporary City Project”, que é a continuidade do Curso Internacional de Extensão Universitária, já na sua sétima edição.

O professor explica que cada módulo possui um corpo de docentes vindos do exterior que ministrarão aulas como suporte complementar através de vídeoconferências e de participação em workshops concentrados.

Atendimento Online UnAN Nosso Atendimento Online é um sistema que está pronto para ajudá-lo com suas demandas. Acesse agora e conte com nossa parceria!
unan@unesp.br
(+55 11) 5627-0327
produtos

Guia de Profissoes UnespVestibular UnespClipping UnespTV UnespRádio Unesp
ACI - Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp
Rua Quirino de Andrade, 215 - 4o andar
Centro - São Paulo - SP - 01049-010
(+55 11) 5627-0327
unan@unesp.br UnAN - Acesse também por Smarthphone e Tablet
Facebook Unesp ReitoriaTwitter Unesp ReitoriaInstagram Unesp Reitoria