Escola em ciência de dados no NCC da Unesp
Parceria entre o ICTP-SAIFR e o NCC, escola inicia dia 3 para promover imersão nesse campo
ICTP-SAIFR
27/11/2018

A geração de grande quantidade de dados, juntamente com a mudança dos métodos de compartilhamento e análise, vem transformando o modo como se realiza pesquisa, tanto na área de ciências exatas como nas ciências humanas.

De 3 a 14 de dezembro, em horário integral, os participantes da Escola de Pesquisa em Ciência de Dados (CODATA-RDA) poderão aprimorar e desenvolver habilidades que servirão de apoio não apenas para a carreira acadêmica, como também para o mercado de trabalho, uma vez que o conhecimento em dados tem se tornado um diferencial cada vez maior.

A escola será realizada no auditório do NCC (Núcleo de Computação Científica) da Unesp e tem como objetivo promover uma imersão nesse campo, com palestrantes de instituições internacionais, favorecendo a troca de experiências e conhecimento.

A Escola Internacional em Ciência de Dados, organizada em parceria do NCC com o ICTP-SAIFR, vai focar na capacidade crescente em acessar, analisar, visualizar e publicar dados. As atividades dessa escola serão voltadas, principalmente, para pesquisadores em início de carreira escolhidos durante o processo seletivo.

A pesquisa contemporânea, particularmente quando falamos daquelas mais desafiadoras e interdisciplinares, não pode ser realizada em sua plenitude sem uma série de habilidades para análise e coleta de dados. Dentre os métodos utilizados, incluem-se os princípios e práticas do Open Science, o gerenciamento e curadoria de dados de pesquisa, o uso de uma variedade de plataformas e infraestruturas de dados, análise em grande escala, estatísticas, técnicas de visualização e modelagem, desenvolvimento e anotação de software.

Para maiores informações, acesse: http://www.ictp-saifr.org/2018-codata-rda-school- of-research-data-science/.