Busca na UnAN:
  • Tudo
destaques
Evento discute propostas para combater comportamento sedentário
Especialistas dialogam sobre combate ao sedentarismo em evento do convênio Unesp/Santander
ACI Unesp
07/11/2018
Evento chama a atenção para os altos índices de inatividade física, comportamento sedentário, má alimentação e obesidade da população interna e externa à Universidade

O X Encontro de Atividade Física e Saúde e I Fórum Movimento Para Tod@s foi realizado nos dias 24 e 25 de Outubro, na Unesp de Rio Claro-SP. O tema central abordado foi “Exercitar-se mais: motivadores à atividade física e combate à obesidade e comportamento sedentário”.

A escolha do tema chama a atenção para os altos índices de inatividade física, comportamento sedentário, má alimentação e obesidade da população interna e externa à Universidade. O evento integra as atividades do Convênio Unesp-Santander.

O evento contou com palestras dos professores Antônio Herbert Lancha Júnior, Douglas Roque Andrade, Eduardo Kokubun, todos especialistas renomados que retrataram o cenário atual do Brasil e do mundo com relação ao combate à obesidade e o comportamento sedentário.

Funcionários das prefeituras de Santa Bárbara d’Oeste (professora Arina Hansen e Andressa Mella Pinheiro) e de Valinhos (professor Marcos Antonio Lopes), o presidente e vice-presidente da Liga Interuniversitária de Esportes Universitários (Leonardo Cardoso Campazi e Henrique Carneiro Alcântara) e da Unifesp (professor Stephan Garcia Andrade Silva) também participaram relatando suas experiências nas diversas áreas.

O evento recebeu a presença ainda de 42 funcionários públicos de saúde e 41 funcionários técnicos, docentes e graduandos da Unesp, sendo que destes, 16 atuam como Mobilizadores nos NUMIS Locais. A equipe organizadora foi composta por 28 pessoas entre alunos, docentes e técnicos-administrativos.

Integração
O evento ocorreu de forma presencial e online, sendo transmitido ao vivo pela Web TV via Facebook e Youtube, permitindo assim a participação externa de funcionários de outros Campus e interessados na área. A realização de duas oficinas distintas permitiu a aproximação dos demais câmpus da Unesp, tornando o evento mais acessível e híbrido, caracterizado pelo compartilhamento de ideias e possíveis avanços nas ações locais para com a atividade física, saúde e bem-estar biopsicossocial.

Durante a oficina também foi apresentado o resultado parcial do 1º Levantamento realizado em toda a Unesp via formulário eletrônico Google pela equipe do Movimento para Tod@s em conjunto com os Cursos de Educação Física com o intuito de identificar o nível de sedentarismo e obesidade entre a comunidade unespiana; e a reflexão pelos funcionários municipais, no contexto da saúde pública, de como elencar ações mais efetivas para solucionar determinados problemas considerados modificáveis.

Por fim, a Equipe do Núcleo de Atividade Física, Esporte e Saúde (NAFES) e do Núcleo de Movimento, Inclusão e Saúde (NUMIS) organizadores do evento, ressaltam que ações visando saúde e atividade física devem continuar como uma prioridade a ser atingida em todas as instâncias do ambiente universitário e da saúde pública.

Atendimento Online UnAN Nosso Atendimento Online é um sistema que está pronto para ajudá-lo com suas demandas. Acesse agora e conte com nossa parceria!
unan@unesp.br
(+55 11) 5627-0327
produtos

Guia de Profissoes UnespVestibular UnespClipping UnespTV UnespRádio Unesp
ACI - Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp
Rua Quirino de Andrade, 215 - 4o andar
Centro - São Paulo - SP - 01049-010
(+55 11) 5627-0327
unan@unesp.br UnAN - Acesse também por Smarthphone e Tablet
Facebook Unesp ReitoriaTwitter Unesp ReitoriaInstagram Unesp Reitoria