Da bancada do laboratório para a mesa de negócios
Evento dá oportunidade de pesquisadores da Unesp apresentarem tecnologias às empresas
Marcos Jorge e Roberto Rodrigues
07/11/2018
Agência UNesp de Inovação (AUIN) selecionou 15 tecnologias da universidade para serem levadas ao evento

Mais acostumados ao cotidiano na bancada dos laboratórios, pesquisadores da Unesp viveram nos dias 24 e 25 de outubro a experiência de apresentar o produto de seus projetos de pesquisa para análise de empresas de diferentes setores. A rodada de negócios, como é conhecida essa dinâmica de encontros entre pesquisadores e empresas, aconteceu durante o Inova Campinas e foi articulada pela Agência Unesp de Inovação (AUIN).

A AUIN é responsável por realizar estudos de viabilidade das invenções dos pesquisadores da universidade, negociar parcerias de transferência tecnológica e incentivar o empreendedorismo universitário. A presença da universidade em eventos como o Inova Campinas faz parte de suas ações para fomentar a aproximação da universidade com o setor produtivo. Rita Costoya, gerente de transferência de tecnologia da AUIN explica que, para o evento, a agência selecionou 15 tecnologias em áreas de agro, saúde, alimentícia, entre outros:

Rafael Turra Alarcon é doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais (POSMAT) e atua no Laboratório de Análise Térmica e Polímeros na Unesp de Bauru. Em seu projeto de pesquisa desenvolveu duas tecnologias: um impermeabilizante antifúngico de alto brilho e secagem rápida e um adesivo acrílico dupla face. Ambos, segundo o pesquisador, com eficiência maior que as opções presentes no mercado e de menor custo. Presente pela primeira vez em um evento com este perfil, o pesquisador de Bauru comparou o cotidiano no laboratório e a experiência do diálogo direto com representantes das empresas:

Alarcon explica que a tecnologia do impermeabilizante pode ser interessante, por exemplo, para ambientes hospitalares, indústrias farmacêuticas ou alimentícias, onde se deve evitar a umidade por conta da proliferação de fungos e bactérias.

Tinder tecnológico
O Inova Campinas é o maior evento de empreendedorismo e inovação do interior e sua programação, além da rodada de negócios, inclui palestras e oficinas dentro dessas duas temáticas. No âmbito das rodadas de negócio, a organização do evento afirma que foram realizadas mais de 1500 reuniões entre pesquisadores e empresas.

Para sistematizar essa conexão entre tecnologias desenvolvidas nas universidades e as demandas apresentadas pelas empresas, o Inova Campinas disponibilizou um aplicativo que o diretor-executivo do Inova (Unicamp) chama de “Tinder tecnológico”:

Silas Fernandes Eto é pós-doutorando em Microbiologia Aplicada no Departamento de Tecnologia da Unesp de Jaboticabal e desenvolveu um mecanismo que tem capacidade de detectar, de forma rápida e com baixo custo, múltiplas doenças ou moléculas biológicas e não biológicas. “Nós acreditamos que a tecnologia tem um apelo principalmente relacionado ao bem estar animal”, avalia.

Eto explica que, ao longo de sua trajetória acadêmica, esta foi a primeira vez que ele esteve em um encontro direto com representantes de empresas. Para ele, o contato entre as duas partes tem o potencial de criar um sinergismo e abrir oportunidades tanto para a universidade quanto para o setor produtivo. Para o pesquisador, o retorno que ele recebeu dos representantes nas rodadas de negócio foi positivo: