Busca na UnAN:
  • Tudo
destaques
Unesp reforça parceria estratégica com University of Queensland
Colaboração prevê supervisão conjunta de doutorandos e projetos de pesquisa em Bioeconomia
Marcos Jorge
06/11/2018
Relação tripartite na área de Bioeconomia envolve Unesp, Universidade de Queensland, da Austrália, e Universidade Técnica de Munique (TUM), da Alemanha

Alguns dos principais pesquisadores da Unesp e da University of Queensland, da Austrália, se reuniram no último dia 6 de novembro para um evento que formalizou a parceria entre as duas instituições na supervisão conjunta de alunos de doutorado e no fortalecimento de uma relação tripartite com foco em projetos de pesquisa na área de Bioeconomia. A terceira universidade envolvida nesta relação é a Universidade Técnica de Munique (TUM), da Alemanha.

A assinatura do memorando internacional de entendimento que contempla a supervisão conjunta de doutorandos foi realizada com a presença dos reitores da Universidade de Queenland, professor Peter Hoj, e da Unesp, professor Sandro Valentini, além da diretora de Global Engagement da instituição australiana, Jessica Gallagher, o Pró-Reitor de Pós-Graduação da Unesp, professor João Lima Sant'Anna Neto, e do Assessor de Relações Externas, José Celso Freire Jr.

A iniciativa está inserida no Plano Estratégico de Internacionalização elaborado pela Unesp e está relacionada também à proposta enviada à Capes no âmbito do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt-Capes) no qual a universidade foi contemplada e que inclui a Universidade de Queensland como uma das parceiras internacionais estratégicas.

Segundo o reitor Peter Hoj, a colaboração visa o enfrentamento de questões comuns aos dois países por meio da união de grupos fortes de pesquisa e incluirá, nos futuros projetos, a formação conjunta destes doutorandos. “Brasil e Austrália têm um potencial enorme em Bioeconomia e estão praticamente na mesma latitude. É raro que duas universidades de países diferentes e com tamanho potencial dividam essas oportunidades geográficas e econômicas”, destaca o mandatário.

A ideia é envolver alunos de doutorado das duas universidades em mobilidades sob supervisão de pesquisadores líderes em suas respectivas áreas. Os doutorandos deverão se candidatar no primeiro ano do doutorado e devem permanecer no mínimo um ano na universidade de acolhimento. Haverá um processo de seleção baseado no mérito acadêmico e não haverá restrição por área.

01palestras.jpgPesquisadores da Unesp e da University of Queensland se reuniram para
aproximação e apresentação de suas respectivas linhas de pesquisa

Além da formalização do acordo pelos gestores das duas universidades, pesquisadores líderes das duas universidades se reuniram ao longo de todo dia na sala do Conselho Universitário para apresentação das suas respectivas linhas de pesquisa e projetos em andamento.

A intenção é aproximar pesquisadores das duas universidades no sentido de elaborarem projetos conjuntos ou articularem outras ações em parceria. A Universidade de Queensland publica, anualmente, aproximadamente 10 mil artigos por ano, metade deles escritos com parceiros internacionais. O reitor Peter Hoj argumenta que colaborações internacionais fazem a pesquisa alcançar seu objetivo mais rapidamente e aumenta o impacto desses artigos. “Estabelecer conexões com pesquisadores da Unesp é uma oportunidade de expandir nossa presença global na América Latina. Essa é a primeira vez que estabelecemos parcerias dessa magnitude na região”.

Atendimento Online UnAN Nosso Atendimento Online é um sistema que está pronto para ajudá-lo com suas demandas. Acesse agora e conte com nossa parceria!
unan@unesp.br
(+55 11) 5627-0327
produtos

Guia de Profissoes UnespVestibular UnespClipping UnespTV UnespRádio Unesp
ACI - Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp
Rua Quirino de Andrade, 215 - 4o andar
Centro - São Paulo - SP - 01049-010
(+55 11) 5627-0327
unan@unesp.br UnAN - Acesse também por Smarthphone e Tablet
Facebook Unesp ReitoriaTwitter Unesp ReitoriaInstagram Unesp Reitoria