Busca na UnAN:
  • Tudo
destaques
Unesp é a quarta melhor universidade do Brasil, aponta ranking
Classificação internacional CWUR listou 20 instituições do país entre as melhores do mundo
José Augusto Chaves Guimarães, da Comissão de Avaliação Institucional dos Rankings, e Fábio Mazzitelli, da ACI Unesp
05/11/2018
Estudantes em laboratório na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, câmpus Botucatu

O Center for World University Rankings (CWUR), atualmente sediado nos Emirados Árabes Unidos, publicou recentemente sua avaliação acerca das mil melhores universidades do mundo e listou a Unesp como a quarta melhor instituição de ensino superior do Brasil, em um conjunto restrito de 20 universidades brasileiras que figuram entre as mil do ranking CWUR. A Unesp, listada na 372ª posição no geral, ficou atrás apenas da USP (77ª no mundo), UFRJ (298ª) e Unicamp (360ª).

Nos quesitos específicos, destaca-se o fato de a Unesp ocupar a posição 128 em termos de produção científica. A quarta posição nacional ocupada pela Universidade está refletida na qualidade das publicações que veiculam essa produção acadêmica. Em termos de produção científica global, por exemplo, a Unesp fica na segunda posição nacional –apenas atrás da Universidade de São Paulo.

O ranking CWUR, criado em 2012, iniciou suas atividades avaliando as cem melhores universidades do mundo e, a partir de 2014, publica resultados de um conjunto das mil melhores universidades em um universo de 1.800 instituições de ensino superior.

A avaliação do CWUR pauta-se em sete quesitos: a) qualidade de ensino (15% da nota), que é medida pela proporção entre ex-alunos laureados com prêmios internacionais e o corpo discente atual; b) empregabilidade dos ex-alunos (15%), segundo a proporção entre ex-alunos em postos executivos em empresas de destaque e o número atual de alunos; c) qualidade do corpo docente (15%), feita da proporção entre professores laureados com prêmios internacionais e o corpo docente atual; d) número de pesquisas divulgadas (15% da nota), retirado a partir da produção científica publicada e divulgada; e) qualidade das publicações (15% da nota), mensurada pelo volume de pesquisas publicadas nas revistas de quartis superiores; f) influência (15%), conceituada a partir de publicações em revistas de forte influência e g) citações recebidas pelas publicações (10%).

Em termos de classificação mundial das universidades brasileiras, observa-se a existência de três grupos: a USP em um primeiro grupo, entre as cem melhores; a UFRJ, a Unicamp, a Unesp, a UFRGS, a UFMG e a Unifesp em um segundo grupo, entre as posições 298 e 442 na lista e com escores bastante próximos; e um terceiro grupo, com as demais universidades a partir da 659ª colocação.

As Melhores do Brasil (entre as 500 melhores do mundo)
USP (77ª no mundo)
UFRJ (298ª)
Unicamp (360ª)
Unesp (372ª)
UFRGS (398ª)
UFMG (406ª)
Unifesp (442ª)

Atendimento Online UnAN Nosso Atendimento Online é um sistema que está pronto para ajudá-lo com suas demandas. Acesse agora e conte com nossa parceria!
unan@unesp.br
(+55 11) 5627-0327
produtos

Guia de Profissoes UnespVestibular UnespClipping UnespTV UnespRádio Unesp
ACI - Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp
Rua Quirino de Andrade, 215 - 4o andar
Centro - São Paulo - SP - 01049-010
(+55 11) 5627-0327
unan@unesp.br UnAN - Acesse também por Smarthphone e Tablet
Facebook Unesp ReitoriaTwitter Unesp ReitoriaInstagram Unesp Reitoria