Busca na UnAN:
  • Tudo
destaques
Internacionalização da Unesp terá R$ 85 milhões da Capes
O projeto de parcerias internacionais será realizado em 4 anos
Jorge Marinho
07/11/2018
A Unesp é a primeira universidade brasileira a adotar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável como premissas para a implementação de uma nova política de gestão acadêmica

O Programa de Internacionalização (PrInt) da Unesp foi aprovado pela Capes e o orçamento concedido para a execução da proposta, em 4 anos, é de R$ 85 milhões. Nesse período, serão implementadas aproximadamente duas mil e cem bolsas de doutorado sanduíche, professor visitante da Unesp no exterior, missão de trabalho, capacitação técnica, vinda de professor visitante do exterior, de jovens talentos e de pós-doutorandos. O Print da Unesp terá a participação de 74 Programas de Pós – Graduação, com o envolvimento de 26 unidades universitárias e cerca de mil e quinhentos docentes e oito mil alunos.

“Estas ações, certamente, marcarão o início de uma nova fase de nossa universidade no sentido de colocá-la no mapa das grandes instituições internacionais de ensino e pesquisa. Tudo graças ao esforço da Unesp, por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (Propg) e da Assessoria de Relações Exteriores (AREX) permitiu que o projeto proposto pela Universidade fosse aprovado pela Capes/Print.”, afirmou o Pró-Reitor de Pós-Graduação da Universidade, João Lima Sant’Anna Neto.

O Projeto da Unesp está alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos em setembro de 2015, pela Organização das Nações Unidas (ONU). Esses objetivos são baseados na perspectiva da indissociabilidade entre as três dimensões fundamentais da existência humana: sociedade, economia e ambiente, mediados pela cultura, tecnologia e informação.

Trata-se de um esforço global em estabelecer uma agenda que propicie o desenvolvimento sustentável, como uma perspectiva de construção de um futuro comum, pautado nos 5 P’s da sustentabilidade: pessoas, prosperidade, planeta, paz e parcerias.

A Unesp é a primeira universidade brasileira a adotar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável como premissas para a implementação de uma nova política de gestão acadêmica, que permita melhorar a excelência, por meio de uma reengenharia organizacional da pesquisa, pós-graduação, e da extensão universitária em torno de temas transversais de elevado impacto científico, social e cultural.

A expectativa, segundo Neto, é que esta ação leve a diminuição do número de Programas Pós-Graduação e aumento de qualidade, reorientando a internacionalização por meio de parcerias estratégicas e prioritárias com instituições estrangeiras de classe mundial.

“São ideias para transformar o presente e construir o futuro. É a Unesp em diálogo com o mundo e contribuindo para o enfrentamento dos desafios globais da agenda 2030 da ONU”, declarou o Pró-Reitor que explica ainda que foram definidas 4 ações estratégicas.

Primeiro, serão feitas parcerias internacionais mais duradouras que levem ao aumento da qualidade da ciência produzida na Unesp, além de parceiras estratégicas no diálogo Sul-Sul, em que o Brasil tem papel protagonista na América Latina, no Caribe, na África e na Ásia.

Segundo, um novo regimento da pós-graduação está em elaboração para permitir um currículo mais flexível, mais personalizado, com disciplinas, docentes e trabalhos de conclusão de curso, realizados em língua inglesa e a diversificação do acesso para atrair jovens talentos.

Terceiro, está em curso a reorganização da pesquisa e do ensino com enfoque em temas globais em parceria com universidades estratégicas e com a participação dos setores público e privado.

Quarto, o estabelecimento de uma política de atração de docentes e pesquisadores de alto desempenho, de alunos talentosos, como estratégia de busca da excelência, da diversificação multicultural e do incremento da reputação da Unesp.

A partir de um minucioso estudo sobre as fortalezas da pesquisa e da excelência dos Programas de Pós-Graduação definiram-se 7 grandes temas transversais, ligados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: um, Sociedades Plurais; dois, Desenvolvimento Sustentável; três, Bioeconomia; quatro, Saúde e Bem-estar; cinco, Materiais e Tecnologias; seis, Biodiversidade e Mudanças Climáticas; e sete, Ciência Básica na Fronteira de Conhecimento. Temas que foram definidos por grupo de 38 docentes e pesquisadores de alto nível e com liderança acadêmica na Unesp. Eles elaboraram textos, justificativas e os 34 projetos guarda-chuva envolvidos na proposta aprovada pela Capes, que contou com participação das áreas de excelência da Unesp.

Atendimento Online UnAN Nosso Atendimento Online é um sistema que está pronto para ajudá-lo com suas demandas. Acesse agora e conte com nossa parceria!
unan@unesp.br
(+55 11) 5627-0327
produtos

Guia de Profissoes UnespVestibular UnespClipping UnespTV UnespRádio Unesp
ACI - Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp
Rua Quirino de Andrade, 215 - 4o andar
Centro - São Paulo - SP - 01049-010
(+55 11) 5627-0327
unan@unesp.br UnAN - Acesse também por Smarthphone e Tablet
Facebook Unesp ReitoriaTwitter Unesp ReitoriaInstagram Unesp Reitoria