Busca na UnAN:
  • Tudo
destaques
Vem aí o 30º Congresso de Iniciação Científica da Unesp
Voltada à formação discente, iniciação científica é prioridade da Pró-Reitoria de Pesquisa
Fábio Mazzitelli, da ACI Unesp, e José Augusto Chaves Guimarães, da PROPe
01/11/2018
O logo do 30º CIC Unesp, que será realizado em 21 e 22 de novembro

Em posição de destaque no cenário nacional no que se refere à Iniciação Científica, a Unesp vai realizar em 21 e 22 de novembro no Novotel São Paulo Jaraguá Conventions, na região central da capital paulista, a fase final do 30º Congresso de Iniciação Científica (CIC) da Universidade, um dos mais tradicionais eventos da área.

O 30º CIC Unesp está sendo organizado pela professora Maria Izabel Souza Camargo, assessora da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPe), e constitui uma das prioridades da Universidade, pois se encontra diretamente voltado à formação de jovens futuros pesquisadores.

A programação do evento prevê, além dos painéis e das apresentações orais pelos alunos, conferências sobre "O CNPq e as Políticas de Iniciação Científica", cujo responsável será José Ricardo de Santana, diretor de Cooperação Institucional do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), e sobre "A Iniciação Científica como Elemento para o Progresso da Ciência", a cargo de Roseli de Deus Lopes, da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência).

"Um estudo recente mostrou que os alunos que realizam iniciação científica têm maior empregabilidade e os seus salários são maiores. Então, é um momento muito importante na formação do aluno e nesta 30ª edição teremos vários trabalhos importantes e de grande relevância que nossos alunos realizam", afirma o pró-reitor de pesquisa da Unesp, professor Carlos Frederico Oliveira Graeff.

Integrarão ainda a programação do evento três oficinas: "Empreendedorismo e Inovação", com o professor Guilherme Wolff Bueno, assessor da Agência Unesp de Inovação; "Boas Práticas na Produção Científica", com o professor José Augusto Chaves Guimarães, assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa; e "A Importância da Iniciação Científica: experiência de egressos da Unesp", com Elen Fernanda Nodari Dragoni, Flavia Maria Bastos e Leonardo Lataro Paim.

"Nós, professores, consideramos a iniciação científica o berço para uma futura pós-graduação, um futuro pós-doutorado, um futuro cientista e, quem sabe, um futuro Prêmio Nobel", diz a professora Maria Izabel Souza Camargo, assessora da PROPe e organizadora do 30º CIC. "Como a Unesp está bastante distribuída pelo Estado, muitas vezes a gente não tem a oportunidade de nos encontrarmos, principalmente no nível da iniciação. O congresso traz essa integração e a oportunidade de os estudantes mostrarem como fazem ciência e como esta ciência que estão fazendo é importante. Os alunos se integram, se informam e ao mesmo tempo se formam", acredita Maria Izabel.

Vídeos
Alguns dos estudantes participantes da fase final do 30º CIC elaboraram pequenos vídeos em que relataram para a comunidade acadêmica o que significou para eles os projetos em que estiveram envolvidos, detalhando-os no sentido de estimular colegas a vivenciar a experiência.

Em três desses vídeos, que podem ser vistos ao longo desta notícia, Beatriz Dean Rizzo, do câmpus do Litoral Paulista, Leonardo Giovane Moreira, do câmpus de Rosana, e Raíza Fernanda da Silva, do câmpus de Rio Claro, relatam de forma resumida os aspectos mais importantes da iniciação científica, a rotina, as descobertas, enfim, o modo como encararam o desafio.

Veja mais vídeos dos estudantes participantes da 30ª edição do Congresso de Iniciação Científica da Unesp no canal oficial da Unesp no YouTube.

Reunião em Brasília
Pró-reitor de pesquisa da Unesp, o professor Carlos Graeff participou na semana passada em Brasília, a convite do CNPq, da sétima Reunião Anual dos Coordenadores dos Programas Institucionais do PIBIC, PIBIC-Af e PIBITI, programas institucionais que oferecem bolsas de iniciação científica. A reunião foi nos dias 22 e 23 de outubro.

O evento teve por intuito discutir instrumentos de acompanhamento e avaliação dos programas institucionais de Iniciação Científica e Tecnológica (ICT) com a finalidade de otimizar a gestão deles em nível nacional e local, bem como trocar experiências a respeito. 

Integraram a programação do evento conferências sobre o papel da iniciação científica no contexto do CNPq, a avaliação nacional de PIBIC e PIBITI, as recomendações dos comitês de julgamento dos programa institucionais de ICT, a política de acompanhamento e avaliação de egressos do CNPq, as propostas sobre acompanhamento, avaliação e aprimoramento dos programas de ICT nas instituições de ensino superior e das premiações de divulgação, tais como o Jovem Cientista e o Prêmio de Iniciação Cientifica e Tecnológica, cujo aniversário de 15 anos será marcado pelo lançamento de um livro comemorativo.

Atendimento Online UnAN Nosso Atendimento Online é um sistema que está pronto para ajudá-lo com suas demandas. Acesse agora e conte com nossa parceria!
unan@unesp.br
(+55 11) 5627-0327
produtos

Guia de Profissoes UnespVestibular UnespClipping UnespTV UnespRádio Unesp
ACI - Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp
Rua Quirino de Andrade, 215 - 4o andar
Centro - São Paulo - SP - 01049-010
(+55 11) 5627-0327
unan@unesp.br UnAN - Acesse também por Smarthphone e Tablet
Facebook Unesp ReitoriaTwitter Unesp ReitoriaInstagram Unesp Reitoria