Busca na UnAN:
  • Tudo
destaques
Obras audiovisuais dirigidas por mulheres brasileiras
Pesquisadora desenvolve aplicativo para dar visibilidade a esses trabalhos
ACI - Reitoria
12/04/2018

Projeto sem fins lucrativos financiado pelo Ministério da Cultura, o app “a cineastA” vai oferecer acesso a informações de produções dirigidas por brasileiras. Aplicativo “a cineastA”, desenvolvido por pesquisadora da Unesp, realiza até 30 de Abril o cadastramento de obras audiovisuais brasileiras dirigidas por mulheres, cis e trans. Idealizado pela doutoranda Ana Heloiza Vita Pessotto, aplicativo é financiado pelo edital App pra Culturada Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. Com previsão de lançamento para junho,o aplicativo gratuito para celulares e tablets busca reconhecer e valorizar as realizadoras brasileiras no cenário audiovisual.

SOBRE O APLICATIVO
O catálogo vai oferecer informações como nome e ano da obra, sinopse, nome das produtoras, nome da diretora e da equipe responsável (direção, produção, etc), local onde a obra foi produzida, além de prêmios e fomentos recebidos.

A cineastA tem duas grandes funções: ser uma ferramenta de busca de filmes a seremassistidos; e ser um instrumento de pesquisa para profissionais e pesquisadores da área. O catálogo inclui os indicadores de região, cor da pele, ano de produção e equipe feminina. A base de dados está sendo desenvolvida de duas formas. A primeira estratégia é um cadastrocolaborativo, aberto até o dia 30 de abril, em que as pessoas podem cadastrar suas obras oude outras mulheres a partir do preenchimento de formulário online, disponível no websiteacineasta.com.br. Como complemento, a equipe do projeto está catalogando obras clássica e históricas, com o intuito de enriquecer a plataforma como fonte de pesquisa.

Sem o streaming das obras, a intenção do aplicativo está apenas em divulgar os dados dasobras. Desta forma, filmes que estão rodando o circuito de festivais podem ser catalogados.Sem curadoria, a ideia do projeto é que o próprio setor e as mulheres introduzam suas obras,permitindo que elas sejam encontradas e ganhem visibilidade.

SOBRE O EDITAL QUE FINANCIA O APLICATIVO
O Edital App pra Cultura, que financia o projeto, é uma iniciativa da Secretaria do Audiovisualdo Ministério da Cultura, que tem como objetivo fomentar aplicativos ou jogos eletrônicos em duas categorias: cultura livre e audiovisual. A cineastA foi contemplado pelo Edital, com a maiorpontuação e ocupando primeira colocação na categoria audiovisual no país todo. O prazo dedesenvolvimento é de 4 meses e iniciou em fevereiro. Sem fins lucrativos, o aplicativo será lançado gratuitamente.

SOBRE A IDEALIZADORA DO PROJETO
Ana Heloiza Vita Pessotto, idealizadora do projeto, é produtora audiovisual e pesquisadora de doutorado do programa de Mídia e Tecnologia da Unesp. Formada em Rádio e TV pela mesma instituição, segue uma trajetória de produções acadêmicas que promovem a produçãoaudiovisual brasileira e a diversidade cultural. A motivação da pesquisadora surge de umapercepção desde a graduação “durante o curso, comecei a perceber que havia muitas mulheres, mas nas aulas falávamos majoritariamente de obras dirigidas por homens”, explica. A intenção de Ana Heloiza é poder influenciar mudanças nesse setor com suas pesquisas.Desde o mestrado a pesquisadora debate a questão do acesso e distribuição às produçõesindependentes e narrativas não-hegemônicas, para além do monopólio de grandes gruposmidiáticos. Ao versar sobre a importância da democratização e diversidade dentro doentretenimento, destaca o poder da representatividade no audiovisual.

Com “a cineastA”, Ana Heloiza espera que as mulheres possam ter suas obras em uma vitrine que amplia o acesso à elas, para que sejam reconhecidas pelo seu trabalho: “ter um espaço só com diretoras brasileiras dá a elas o protagonismo”, destaca. As produtoras também se beneficiam deste importante catálogo de informações no sentido de trazer uma ficha técnica que traz destaque à sua equipe e permitir a busca por profissionais específicos em uma produção.

Contato com a pesquisadora: anahvp@gmail.com

Atendimento Online UnAN Nosso Atendimento Online é um sistema que está pronto para ajudá-lo com suas demandas. Acesse agora e conte com nossa parceria!
unan@unesp.br
(+55 11) 5627-0327
produtos

Guia de Profissoes UnespVestibular UnespClipping UnespTV UnespRádio Unesp
ACI - Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp
Rua Quirino de Andrade, 215 - 4o andar
Centro - São Paulo - SP - 01049-010
(+55 11) 5627-0327
unan@unesp.br UnAN - Acesse também por Smarthphone e Tablet
Facebook Unesp ReitoriaTwitter Unesp ReitoriaInstagram Unesp Reitoria