Inclusão da população LGBT nas sociedades ocidentais
Doutorando da Unesp é coautor de artigo
Assessoria de Comunicação e Imprensa
13/01/2018
Maria Cecília de Souza Minayo e Renan Antônio da Silva

Com 208 artigos científicos publicados, 199 capítulos de livros e 40 livros sendo 7 individualmente e 34 como organizadora e em colaboração, a bolsista 1A de produtividade do CNPQ e pesquisadora emérita da FAPERJ, Maria Cecília de Souza Minayo (FIOCRUZ) ao lado do jovem antropólogo, com apenas 29 anos, Renan Antônio da Silva (Unesp) ex-bolsista CAPES/PDSE, doutorando em Educação Escolar pela UNESP/Araraquara, considerado um dos mais respeitados pesquisadores em inclusão do Brasil, com diversos artigos científicos, 30 artigos em jornais, 2 livros, 100 participações em bancas, homenagens recebidas no Brasil e Europa, parecerista de 22 revistas e membro editorial de dois periódicos internacionais, escreveram o artigo "Homossexuais: entre as conquistas e a força conservadora dos preconceitos", que acaba de ser publicado no Periódico “Educação e Emancipação” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

Resumo
O objetivo deste ensaio é demonstrar o estado do conhecimento sobre a inclusão da população LGBT nas sociedades ocidentais, dentre as quais, a brasileira. Recorre-se à literatura nacional e internacional para esta discussão que tem como conceito central a homofobia e como foco estratégico a análise dos movimentos sociais e das políticas a favor dos direitos desse grupo.

A busca pelo respeito e pela dignidade homossexual passa pela criação de leis, movimentos e manifestos populares, pois a aceitação do “diferente” é o principal fator para a efetivação de garantias de direitos desse segmento social. A literatura mostra que países da Europa e das Américas têmcaminhado cada vez mais para o reconhecimento da igualdade dedireitos civis para a população LGBT. Mas demonstra, também, as inúmeras diferenças nas conquistas e situações pelo mundo afora. Inclusive, assinala que até hoje persistem perseguições, torturas e mortes que ocorrem ofi cialmente nos regimes políticos
autoritários, mas também, nas democracias.

A educação tem um papel especial visando à mudança cultural, cabendo-lhe, mais que ensinar matérias, incentivar a convivência, o diálogo, e os projetos que promovam a riqueza da diversidade humana

Link do artigo: