Busca na UnAN:
  • Tudo
destaques
O Brasil e a América do Sul em tempos de crise: quo vadis?
Tema será desenvolvido em programa com transmissão ao vivo dia 4/10, às 11h
Assessoria de Comunicação e Imprensa
03/10/2017
Alexandre Fuccille

Dia 4 de outubro, às 11 h, no facebook do Programa San Tiago Dantas, no endereço https://www.facebook.com/santiagodantassp/?fref=ts, ocorrerá a transmissão ao vivo do programa 'Uma janela para o mundo: visões do Programa San Tiago Dantas'. O convidado é Alexandre Fuccille, professor do Progarama de Pós-graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (Unesp, Unicamp e PUC-SP) e Unesp de Franca. O tema é ''O Brasil e a América do Sul em tempos de crise: quo vadis?.

O programa estará disponível no mesmo facebook após o seu término.

Sinopse do tema a ser desenvolvido
O Brasil e a América do Sul em tempos de crise: quo vadis?
Quando olhamos para o mundo como um todo, inegavelmente é possível perceber que os diferentes processos de integração regional (alguns mais profundos, outros mais rasos) encontram-se sob tensão. A raiz de tal crise parece residir em um conjunto de fatores passando pelo relativo declínio norte-americano, a emergência de novos vértices de poder na ordem internacional, a assunção dos eurocéticos, a crescente irrelevância do multilateralismo e suas instituições fundadas no pós-2ª Guerra Mundial, entre outros pontos.

O Brasil e a América do Sul não estão passando alheios a esses movimentos e, diversamente do que se enxergava e muitos apregoavam na primeira década deste século, o chamado “regionalismo pós-liberal” não veio para ficar. O giro à direita experimentado por vários países do subcontinente, Argentina e Brasil à frente, impactam diretamente as possibilidades de cooperação e integração colocadas nos mais diversos campos.

Por exemplo, o Conselho de Defesa Sul-Americano/CDS foi abandonado? Como os EUA se relacionam com a região? Podemos falar em superação da dicotomia Pacífico (“arco de instabilidade”) versus Atlântico (“arco de estabilidade”)? De que forma a China se apresenta ante os países do subcontinente? A UNASUL segue como um projeto prioritário para o Brasil? A Venezuela retornará ao MERCOSUL? Enfim, estas e outras questões suscitam um auspicioso debate que deve ser enfrentado.

Sobre Alexandre Fuccille
Alexandre Fuccille é professor da UNESP na graduação e pós-graduação (PPG em Relações Internacionais San Tiago Dantas e PPG em Análise e Planejamento de Políticas Públicas), doutor em Ciência Política pela UNICAMP e presidiu a Associação Brasileira de Estudos de Defesa/ABED no biênio 2014-2016. Colabora como pesquisador no Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais/IPPRI e no Centro de Estudos de Cultura Contemporânea/CEDEC. Lidera o "Grupo de Estudos em Tecnologias de Defesa e a Evolução do Pensamento Estratégico"/GETED, além de integrar o "Grupo de Estudos em Defesa e Segurança Internacional"/GEDES, a "Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo"/REPRI e "Os governos do PT: política econômica e política externa", todos registrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Foi pesquisador do Núcleo de Estudos Estratégicos/NEE da UNICAMP (2000-2010), diretor do Departamento de Política e Estratégia da Secretaria de Política, Estratégia e Assuntos Internacionais do Ministério da Defesa/MD (2003-2005) e consultor em Políticas Públicas (2005-2010). Atua na área de Ciência Política e Relações Internacionais, com ênfase nas subáreas América do Sul; Política Externa Brasileira; Comportamento Político; Segurança e Defesa; Política Internacional e Estratégia. E-mail: fuccille@hotmail.com

Atendimento Online UnAN Nosso Atendimento Online é um sistema que está pronto para ajudá-lo com suas demandas. Acesse agora e conte com nossa parceria!
unan@unesp.br
(+55 11) 5627-0327
produtos

Guia de Profissoes UnespVestibular UnespClipping UnespTV UnespRádio Unesp
ACI - Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp
Rua Quirino de Andrade, 215 - 4o andar
Centro - São Paulo - SP - 01049-010
(+55 11) 5627-0327
unan@unesp.br UnAN - Acesse também por Smarthphone e Tablet
Facebook Unesp ReitoriaTwitter Unesp ReitoriaInstagram Unesp Reitoria