Busca na UnAN:
  • Tudo
destaques
Unesp discute 'Inclusão e Acessibilidade' na Educação Superior
Docentes e gestores debatem formas de apoio e de participação de pessoas com deficiência
Assessoria de Comunicação e Imprensa
20/06/2017

Na última semana de maio a Unesp foi palco de encontro de pesquisadores e gestores para debater práticas, culturas e políticas inclusivas na Universidade. 

A Pró-reitora de Extensão da Universidade Estadual Paulista – Unesp, no dia 24 de maio de 2016, presidiu a III Reunião de Grupo de Trabalho Sobre Acessibilidade e Deficiência – Comissão Permanente de Extensão e Associação de Universidades do Grupo Montevideo (AUGM), na Fundação para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB), Unesp -campus Bauru/SP/Brasil.

O evento objetivou mobilizar esforços para consolidar um espaço de discussão e intercâmbio entre as universidades da AUGM e fortalecimento de políticas universitárias de acessibilidade e inclusão, destinadas às pessoas com deficiência nas instituições de ensino superior das 33 universidades que integram a associação na América Latina e Caribe.

Esta atividade foi coordenada pela Profa. Cleópatra da Silva Planeta (Pró-reitora de Extensão da Unesp), Profa. Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins da Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP – Marília (representante da Unesp no GT/CP-AUGM); Profa. Lúcia Pereira Leite da Faculdade de Ciências, UNESP - Bauru e Prof. Júlio E. Putallaz, da Faculdade de Arquitetura da UNEE – Argentina (Diretor da Comisión Interuniversitaria “Discapacidad y Derechos Humanos” e do Consejo Interuniversitario Nacional (CIN) - República Argentina y de Universidades y miembros de la Asociación de Universidades del Grupo Montevideo (AUGM).

Nos dias subsequentes (25 e 26 de maio) as coordenadoras da Rede de Pesquisa “Acessibilidade e Inclusão no Ensino Superior” Profª Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins (PPGE-FFC/Marília) e Profª Lúcia Pereira Leite (PPGPE-FC/Bauru), vinculada a Pró-reitoria de Pós-graduação da Unesp e ao Programa Observatório da Educação – OBEDUC/CAPES,  sediaram o V Encontro Técnico-Científico com a finalidade promover o debate e a reflexão sobre as políticas públicas de inclusão de acessibilidade educacional direcionados à superação de barreiras que dificultam a participação de pessoas com deficiência no Ensino Superior, coordenando a apresentação dos resultados da rede de pesquisa, iniciada em 2013.

Participaram do evento professores representantes de diferentes universidades que compõem o grupo de trabalho da AUGM do Brasil, Argentina e Uruguai (UNNE, UDELAR e UNL), e pesquisadores do OBEDUC da Unesp, UFSCar, UFSC, USP, UEM, UFPR e UFRRJ.  Além do público mencionado, prestigiaram o evento a Pró-Reitora de Extensão e a assessora da PROGRad/ Unesp, diretores das unidades locais (FEB, FC, FAAC) e do campus de Marilia.

As docentes Sandra e Lúcia tiveram iniciaram o encontro com a palestra “Identificação de Universitários - PPE: desafios atuais da Unesp”. Apontaram as conquistas implementadas nesta área pela Unesp, porém sinalizaram que há muito que por fazer para que Universidade pública seja um direito de todos que desejam frequentá-la. A esse respeito complementaram que ao concebê-la como patrimônio cultural deve promover a inclusão social de grupos minoritários, coadunando com os indicativos da “Lei brasileira de inclusão – Estatuto da Pessoa com Deficiência”, considerada um marco legal na atualidade.

Além dos apontamentos de continuidade da rede de pesquisa no Brasil com parcerias internacionais, os demais participantes destacaram avanços e perspectivas de valorização e escuta da voz das pessoas com deficiência que se encontram, dentro e fora dos muros da Universidade.

Para saber mais sobre as atividades mencionadas acessar os links abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=BVJIqXZ2TqY&ab_channel=TVUnesp

https://www.youtube.com/watch?v=g_r6BWNjFEo&ab_channel=TVUnesp

http://unan.unesp.br/destaques/27402/v-encontro-tecnico-cientifico-conta-com-palestras-no-ultimo-dia

http://unan.unesp.br/destaques/27290/encontro-acessibilidade-e-inclusao-no-ensino-superior&pagina=1

http://unan.unesp.br/destaques/27153/encontro-de-acessibilidade-e-inclusao-no-ensino-superior&pagina=1

http://www.giromarilia.com.br/guia-giro/secao/sustentavel/noticia/unesp-de-bauru-discute-acessibilidade-com-pesquisadores-de-marilia-e-do-exterior/9312

Acesse texto e imagens aqui.

Atendimento Online UnAN
jornalista
Nosso Atendimento Online é um sistema que está pronto para ajudá-lo com suas demandas. Acesse agora e conte com nossa parceria!
unan@unesp.br
(+55 11) 5627-0323
produtos

Guia de Profissoes UnespVestibular UnespClipping UnespTV UnespRádio Unesp
ACI - Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp
Rua Quirino de Andrade, 215 - 4o andar
Centro - São Paulo - SP - 01049-010
(+55 11) 5627-0327
unan@unesp.br UnAN - Acesse também por Smarthphone e Tablet
Facebook Unesp ReitoriaTwitter Unesp ReitoriaInstagram Unesp Reitoria