Busca na UnAN:
  • Tudo
destaques
Encontro Acessibilidade e Inclusão no Ensino Superior
Evento técnico-cientifico segue até o dia 26 de maio na Unesp Bauru
Caique Resende Peruch- ACI/FAAC
25/05/2017

Encontro técnico-cientifico foi iniciado na manhã desta quinta-feira, dia 25, no prédio da FUNDEB (fundação para o desenvolvimento de Bauru), localizado dentro do Câmpus da Unesp. As Profaªs. Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins (FFC-Unesp) e Lúcia Pereira Leite (FC-Unesp) Coordenadoras da Rede de Pesquisa ‘’ Acessibilidade no ensino superior’’ - Obeduc/CAPES, apresentaram a Rede de Pesquisa e alguns de seus resultados. Um projeto de quatro anos que visa promover o debate e a reflexão sobre as políticas de inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência no ensino superior. Um dos projetos audiovisuais produzidos foi apresentado.


Após a apresentação, foram convidados: Prof.ª Cleópatra Silva Planeta (Pró-Reitora de Extensão Unesp), Prof.ª Marilia Aparecida Custódio Domingues (Representante da Pró-Reitoria da Graduação da Unesp), Prof.ª Dagmar Ap. Cynthia França Hunger (Diretora da FAAC-Unesp-Bauru), Prof. Luttgardes de Oliveira Neto (Vice-Diretor da FEB-Unesp-Bauru), Prof. Marcelo Carbone Carneiro (Diretor da FAAC-Unesp-Bauru) e o Prof. Marcelo Naverga (Diretor da FFC/Unesp-Marília) para compor a Mesa de abertura, onde apresentaram os avanços e ressaltaram algumas dificuldades dos projetos de melhoria da acessibilidade no ensino superior. O Prof. Marcelo Carbone ressaltou que no campus da  Unesp-Bauru  são feitos muitos trabalhos e muito estudos a fim de melhorar a acessibilidade para os estudantes, entretanto ressalta que ainda há muito a ser feito.


 Finalizando a parte da manhã do encontro o Prof. Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo, do Departamento de Fisioterapia e do Programa de Pós-graduação em Educação e Presidente da Comissão Permanente de Apoio ao Estudante com Necessidade Educacional Especial/CAENE da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) ministrou a conferência ‘’ Acessibilidade no Ensino Superior: relato de experiência da UFRN’’. O professor apontou não só a importância de se promover a acessibilidade ao ensino superior, mas também a permanência nas condições necessárias para o ensino. Para o Prof. Francisco o desafio principal é tornar a universidade completamente acessível para toda a sociedade.


Todo o evento foi simultaneamente traduzido para as Libras. Os encontros seguem hoje, dia 25, na parte da tarde e amanhã sexta-feira, dia 26, nos períodos da manhã e tarde.  


 


Atendimento Online UnAN
jornalista
Nosso Atendimento Online é um sistema que está pronto para ajudá-lo com suas demandas. Acesse agora e conte com nossa parceria!
unan@unesp.br
(+55 11) 5627-0323
produtos

Guia de Profissoes UnespVestibular UnespClipping UnespTV UnespRádio Unesp
ACI - Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp
Rua Quirino de Andrade, 215 - 4o andar
Centro - São Paulo - SP - 01049-010
(+55 11) 5627-0327
unan@unesp.br UnAN - Acesse também por Smarthphone e Tablet
Facebook Unesp ReitoriaTwitter Unesp ReitoriaInstagram Unesp Reitoria