destaques
Unesp realiza análises genéticas em papagaio-de-peito-roxo
Espécie foi reintroduzida em Parque de Santa Catarina
Maristela Garmes
23/05/2017
Papagaio-de-peito-roxo, espécie ameaçada de extinção

O papagaio-de-peito-roxo, espécie ameaçada de extinção, está sendo reintroduzido no Parque Nacional das Araucárias, no oeste de Santa Catarina. Entre as ações implementadas pelo projeto, que tem parceria com o Instituto Espaço Silvestre, está o trabalho de análises genéticas e educação ambiental da aluna de doutorado, Talita Roberto Aleixo de Almeida, do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu.

O objetivo do trabalho de Talita é subsidiar e ampliar as ações de conservação de Amazona vinacea (papagaio-de-peito-roxo) no Parque Nacional das Araucárias, gerido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

O trabalho de análise genética consiste em avaliar o nível de diversidade entre as aves reintroduzidas, ou seja, diagnosticar as diferenças ou similaridades genéticas destes animais e o grau de parentesco entre eles.

Segundo a professora Adriane Pinto Wasko, do departamento de Genética da Unesp de Botucatu e orientadora da pesquisa, com as análises genéticas será possível conhecer melhor a dinâmica dos casais soltos no Parque. “Ao analisar um filhote nascido em ambiente natural, temos a possibilidade de inferir quais são seus possíveis pais. Além disso, também podemos auxiliar em programas de reprodução em cativeiro, com a escolha dos melhores pares genéticos, isto é, aqueles indivíduos que apresentam menor grau de parentesco”, explica.

Os animais avaliados geneticamente são oriundos do tráfico ilegal e foram apreendidos pelos fiscais da Polícia Ambiental ou do Ibama, na região sul do país. Posteriormente, estes animais foram levados para o responsável pelo projeto de inserir o papagaio-do-peito-roxo no Parque. Até o momento, foram reintroduzidos 83 papagaios em quatro solturas.

A primeira ocorreu em janeiro de 2011, onde 13 animais foram soltos; a segunda, em setembro de 2012, com 30 aves soltas; a terceira, em junho de 2015, com 33 animais libertados; e na quarta, em março de 2016, em que sete aves foram soltas.

Para o estudo de diversidade genética, os pesquisadores do Instituto Espaço Silvestre enviaram amostras de sangue dos papagaios para a Unesp de Botucatu. Na unidade, foi realizada a extração de DNA das amostras e o DNA isolado foi submetido a uma metodologia chamada PCR (Reação em Cadeia da Polimerase) que gera diversas cópias de segmentos de DNA que se deseja analisar.

A PCR gera informações sobre os genótipos (constituição genética) dos animais. Alguns programas computacionais específicos também foram utilizados para avaliar a diversidade genética das aves. As análises, ainda em desenvolvimento, devem ser finalizadas no início de 2018.

Educação Ambiental
Talita também desenvolverá um trabalho de educação ambiental em escolas localizadas na cidade de Passos Maia e Ponte Serrada, no Estado de Santa Catarina. Essas cidades foram escolhidas por estarem próximas ao Parque Nacional das Araucárias, onde os papagaios-de-peito-roxo foram reintroduzidos.

“As atividades que realizamos estão voltadas para a elaboração e distribuição de materiais didáticos lúdicos, como cartilhas e álbum de figurinhas, de forma que sejam abordados os aspectos da biologia do papagaio-de-peito-roxo e os mecanismos que levaram a espécie ao risco de extinção, incluindo conteúdos de genética e ações para sua conservação”, explica a pesquisadora. Os materiais serão distribuídos para alunos do ensino básico, professores e para a população local.

A pesquisa tem financiamento da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e conta com a colaboração da professora Flavia Torres Presti do Instituto Federal do Paraná.

Atendimento Online UnAN Nosso Atendimento Online é um sistema que está pronto para ajudá-lo com suas demandas. Acesse agora e conte com nossa parceria!