Busca na UnAN:
  • Tudo
destaques
Equipe do NCC/UNESP apresentará o Kytos no WRNP 2017
Nova plataforma aberta é para Redes Definidas por Software
Ricardo Aguiar
11/05/2017

A equipe do Núcleo de Computação Científica (NCC) da UNESP apresentará a nova plataforma de Software Defined Networking (SDN), denominada Kytos, no próximo Workshop RNP (WRNP), que será realizado nos dias 15 e 16 de maio em Belém, Pará. O Kytos, desenvolvido totalmente pelo time do NCC, visa oferecer uma solução inovadora para o controle de redes SDN. Esta plataforma é 100% open-source e é capaz de se comunicar com qualquer switch com suporte a OpenFlow, independente do fabricante.

Além disso, o Kytos pode ser utilizado para criação e compartilhamento de novas Aplicações de Rede (NApps). A equipe de desenvolvimento, liderada por Beraldo Leal, criou uma lista de aplicações que podem ser executadas com a plataforma e pretende criar uma comunidade de usuários do Kytos para que, no futuro, os próprios membros dessa comunidade criem novas aplicações e as adicionem na lista.

O Kytos foi apresentado pela primeira vez, em estágio beta, durante a conferência SuperComputing 2016, o maior e mais prestigiado evento de computação de alto desempenho, redes e armazenamento de dados do mundo, realizado no ano passado em Salt Lake City, nos Estados Unidos, entre os dias 13 e 18 de novembro.

No WRNP 2017, Leal apresentará o Kytos na palestra "Kytos: Uma plataforma aberta para Redes Definidas por Software", que será realizada no dia 15 de maio às 14h, e fará uma demonstração das principais funcionalidades da plataforma.

O desenvolvimento do Kytos é feito com apoio da empresa chinesa de telecomunicações Huawei, que vem investindo em P&D em universidades através da Lei da Informática. O Kytos está disponível gratuitamente em kytos.io e seu ciclo de releases ocorre a cada seis meses. O primeiro release foi realizado em fevereiro deste ano ao longo do Workshop SDN All Hands Meeting, realizado nas dependências do NCC da UNESP, e o próximo está previsto para o segundo semestre de 2017. O Kytos também será usado em uma demonstração na próxima conferência SuperComputing, que acontecerá entre os dias 12 e 17 de novembro em Denver, nos Estados Unidos.  Durante o evento, o Kytos será usado como controlador de redes SDN em uma testbed que conectará diversos sites geograficamente distantes. Essa testbed deverá se tornar o protótipo de uma plataforma experimental para pesquisa e desenvolvimento em sistemas distribuídos sobre redes de longa distância por meio de tecnologias SDN, que deverá interligar o NCC com alguns de seus parceiros internacionais, como Caltech, nos Estados Unidos, e a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), na fronteira entre França e Suíça. De acordo com Rogério Iope, gerente executivo do NCC, a plataforma experimental, que também faz parte do projeto de SDN em parceria com a Huawei, corresponderá à implementação do conceito denominado ‘networked infrastructure-as-a-service’ (NIaaS), e será voltada para a experimentação prática, tendo como inspiração o projeto norte-americano ExoGENI. As parcerias internacionais com Caltech e CERN vêm se desenvolvendo já há mais de uma década, por conta do São Paulo Research and Analysis Center (SPRACE), um centro de pesquisa na área de física de altas energias financiado pela FAPESP, cujos recursos computacionais estão instalados no datacenter do NCC.

Pesquisas em SDN mostram o potencial que essa nova tecnologia tem para gerar inovações e explorar oportunidades em P&D, dados os atuais problemas na área de redes. Como cada fornecedor geralmente desenvolve versões proprietárias dos protocolos de comunicação e os encapsulam em seu hardware, switches e roteadores tornam-se complexos e difíceis de serem configurados. O SDN, ao tirar a inteligência dos dispositivos de rede, não apenas minimiza a dependência dos usuários em relação aos fornecedores, como possibilita o desenvolvimento de novos protocolos de rede que podem proporcionar melhorias nas redes, como maiores velocidades de transmissão de dados e melhor segurança, confiabilidade e controle.

Informações
Tel: +55 (11) 3393-7780
Cel: +55 (19) 99256-4817
Email: schinaider@ncc.unesp.br

Atendimento Online UnAN Nosso Atendimento Online é um sistema que está pronto para ajudá-lo com suas demandas. Acesse agora e conte com nossa parceria!
unan@unesp.br
(+55 11) 5627-0327
produtos

Guia de Profissoes UnespVestibular UnespClipping UnespTV UnespRádio Unesp
ACI - Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp
Rua Quirino de Andrade, 215 - 4o andar
Centro - São Paulo - SP - 01049-010
(+55 11) 5627-0327
unan@unesp.br UnAN - Acesse também por Smarthphone e Tablet
Facebook Unesp ReitoriaTwitter Unesp ReitoriaInstagram Unesp Reitoria