10 Anos de MasterClass Internacional em São Paulo
Evento atingiu mais de 1300 alunos de dezenas de escolas de Ensino Médio
Ricardo Aguiar
13/04/2017

O tradicional evento internacional MasterClass, organizado pelo São Paulo Research and Analysis Center (SPRACE), em colaboração com a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), atingiu em 2017 sua 10a edição. Ao longo desses anos, mais de 1300 alunos de cerca de 40 escolas públicas e particulares já participaram do evento. O sucesso da iniciativa é evidenciado pelo seu grande crescimento: em 2008, participaram 25 alunos de duas escolas da capital – a Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP e o Colégio Dante Alighieri; já em 2017, foram realizados três eventos MasterClass e, no total, cerca de 320 alunos de mais de 20 escolas vieram ao SPRACE para conhecer mais sobre o mundo da Física de Altas Energias.

A partir de 2013, em sua sexta edição, o evento ganhou ainda mais força quando o SPRACE estabeleceu uma parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Dessa maneira, um maior número de escolas públicas passou a ter a oportunidade de participar do MasterClass.

O que os professores ensinam nas escolas muitas vezes não está relacionado com os temas atuais da Física. O MasterClass é uma oportunidade rara para os alunos conhecerem cientistas e mergulharem no que está sendo pesquisado hoje”, fala Dayse Pereira da Silva, da Secretaria da Educação. “A equipe do evento traduz conceitos complexos em uma linguagem que todos podem entender, tornando ótima a interação entre palestrantes e alunos. O evento é interessante também para os professores, que podem trocar informações, novidades e maneiras de ensinar física. Todos que vêm demonstram interesse de voltar e participar novamente”.

Desde 2014, com o objetivo de aumentar o número de participantes, o SPRACE organiza também o MasterClass para grupos avançados. Esse evento adicional ao MasterClass tradicional é voltado para estudantes de escolas cujos professores já haviam participado do evento em anos anteriores. Assim, as palestras introdutórias e preparação dos alunos são feitos na própria escola sob a responsabilidade dos professores.

Nelson Barrelo, professor que participou do evento em todos os anos trazendo estudantes da Escola de Aplicação, e que em 2016 se tornou um dos organizadores, conta que o interesse por parte dos alunos pode ser visto pelo fato da demanda ser sempre maior do que o número de vagas. Barrelo, entretanto, pensou em uma solução para levar os conceitos apresentados no MasterClass para toda a escola.

Aqueles que participam do evento apresentam um seminário para suas classes sobre os temas abordados no MasterClass”, diz ele. “Assim, multiplicamos o conhecimento para um número muito maior de estudantes”.

Já o professor Joaquim Lopes Pereira, do Colégio Garra, de Volta Redonda, participou do evento pela primeira vez nesse ano, e pretende voltar nas próximas edições. De acordo com ele, as palestras do MasterClass ajudam os alunos a compreender melhor o que é e como funciona a ciência.

Os alunos vieram atrás de respostas, mas acabaram recebendo ainda mais perguntas”, conta Pereira. “Isso mostrou que um dia, talvez, eles mesmos possam estudar e responder algumas dessas questões que estão em aberto na ciência”.

Essa visão foi compartilhada pelas suas alunas da terceira série do Ensino Médio, Paula Soares Cardoso e Bruna Graça Cunha. “Acho que saímos com mais dúvidas do que quando entramos, mas são dúvidas boas”, contam elas. “Gostamos muito de todo o evento, mas nossa parte favorita foi detectar partículas nos exercícios com dados reais do LHC”.

Marcos Dunke, aluno do mesmo colégio, ressaltou a importância de iniciativas como o MasterClass para quem está na sua faixa etária. “Acho que há poucos eventos como esse, que levam alunos de Ensino Médio para conhecer universidades e podem ajudar na nossa escolha profissional”.

Nicollas do Vale, da terceira série do Ensino Médio do Colégio Dante Alighieri, também falou sobre o papel que o MasterClass pode ter na decisão sobre qual curso universitário escolher. “Desde que comecei o Ensino Médio que quero cursar Física na universidade e me especializar em Astrofísica. Como no MasterClass temos aulas que só teríamos na graduação, o evento ajudou a reforçar ainda mais a minha escolha”.

Desde 2009 o SPRACE organiza também o Dia do Professor, no qual são os professores que realizam as atividades práticas do evento. Assim, esses profissionais aprendem mais sobre os exercícios com dados reais e, ao mesmo tempo, a equipe do SPRACE tem a oportunidade de ouvir suas sugestões e críticas para tentar aprimorar as edições seguintes.

Nesse ano, um evento MasterClass especial foi realizado para celebrar o Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência. Nos dias 10 e 11 de fevereiro, cerca de 100 alunas e professoras de Ensino Médio foram ao campus de São Paulo da Unesp para, além de aprender sobre Física de Altas Energias, discutir questões de gênero na ciência. Cientistas convidadas também participaram para contar sobre suas trajetórias e estimular as meninas a seguir uma carreira nas áreas STEM.

Nesse MasterClass pudemos ver ainda mais o grande interesse das meninas pela ciência, pois nunca havia ouvido tantas perguntas tão pertinentes feitas por elas”, diz Sandra Padula, professora de Física da Unesp, pesquisadora do CERN e uma das organizadoras do MasterClass. “Gostaríamos de, nos próximos anos, continuar a promover essa edição especial do evento, pois o consideramos uma oportunidade única para atingir diretamente o público feminino, que é sub-representado nas áreas STEM”.