Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência
MasterClass na Unesp celebra data
Ricardo Aguiar
24/02/2017

O São Paulo Research and Analysis Center (SPRACE), sediado no Núcleo de Computação Científica (NCC) da Unesp, organizou uma edição especial do tradicional evento MasterClass para celebrar o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. O evento levou, nos dias 10 e 11 de fevereiro, cerca de 100 alunas e professoras de Ensino Médio para conhecer o centro de pesquisa, aprender mais sobre Física de Partículas e discutir questões relacionadas às diferenças de gênero na ciência.

“A motivação principal ao promover o evento foi mostrar, especialmente às meninas, que estudar e trabalhar em Física pode ser estimulante e gratificante. Após serem expostas a essa realidade, em geral bem distante das suas, quem sabe elas possam ser incentivadas a incluir ciências, em particular Física de Partículas, entre suas opções para uma futura escolha profissional", diz Sandra S. Padula, uma das organizadoras do evento e professora de Física na Unesp.

Entre as atividades realizadas pelas meninas estava a análise de dados reais produzidos pelo Large Hadron Collider (LHC) e a discussão dos resultados, através de videoconferência, com pesquisadoras do Centro Europeu para a Pesquisa Nuclear (CERN).

“O MasterClass dá às alunas a oportunidade de vivenciar o trabalho de cientistas e mostra que Física é muito mais do que apenas cálculos”, diz Lilian Barros, professora da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP.

Além disso, as alunas tiveram também a oportunidade de conversar com pesquisadoras brasileiras que trabalham em instituições de pesquisa internacionais para saber mais sobre suas trajetórias, dificuldades e visões sobre as questões de gênero na ciência.

“Os depoimentos encantaram as alunas. O contato que o MasterClass propicia entre meninas e profissionais da área é importante para ajudá-las a tomar uma decisão profissional”, diz a professora Fabíola Unzelte, da Escola Nossa Senhora das Graças.

Isabelle Chacon e Alessandra Buthi, alunas da segunda série do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) ressaltaram a importância do evento ser voltado para um público com esse grau de escolaridade e das conversas por videoconferência. As estudantes pretendem estudar engenharia espacial e, um dia, trabalhar na NASA.

“Um dos motivos pelos quais adorei o evento é o fato dele ser voltado para a minha faixa etária, o que fez com que eu me sentisse à vontade”, diz Isabelle.

“Através das videoconferências pudemos conhecer a trajetória de pesquisadoras bem-sucedidas, e isso nos mostrou que é possível também para nós chegarmos onde elas estão hoje”, diz Alessandra.

Já para a professora Maria Fernanda Penteado Lamas, da Escola Vera Cruz, a oportunidade de conhecer as pesquisadoras ajuda também a quebrar o estereótipo do cientista como uma pessoa genial e incomum. “O evento mostra que o conhecimento científico está em processo de evolução e não é algo terminado. Isso abre a cabeça das meninas e mostra que a ciência pode ser divertida. As alunas saem com vontade de aprender mais”, completa ela.

Ana Carolina Ciseski Gonçalves e Beatriz Fontenelle, da terceira série do Ensino Médio da Escola Vera Cruz, contam que estão desenvolvendo um projeto para participar de uma competição internacional promovida pelo CERN, a qual leva os vencedores para colocar seu projeto em prática em uma viagem de 10 dias ao centro europeia.

“Pretendemos construir um detector de partículas para a nossa escola”, conta Ana Carolina. “O MasterClass é muito importante para nos inspirar”.

“Sabemos que vamos ter dificuldades pelo caminho, mas sabemos também que podemos superá-las”, diz Beatriz.

O evento foi encerrado com uma mesa redonda com pesquisadoras experientes para reforçar a mensagem de incentivo às meninas para se tornarem cientistas no futuro.

“Sinto que as meninas têm mais medo da física do que os meninos e, às vezes, sentem-se intimidadas. Mas Física é para todos, e um evento como esse faz com que elas se sintam mais seguras”, diz a professora Viviane Alves, da Escola Suíço-brasileira de São Paulo.

A edição do Masterclass tradicional será realizada esse ano nos dias 10, 13 e 14 de março. Dela participarão escolas públicas ligadas à Secretaria de Estado para a Educação de São Paulo, à USP, à Unesp, o IFSP e escolas particulares da capital e de cidades próximas.