Busca na UnAN:
  • Tudo
destaques
Avaliação do Ensino de Graduação: a evasão e a retenção
Professor da Unesp realiza palestra sobre o tema
Fabiana Manfrim
10/06/2016
Palestra foi em São Paulo, SP

O professor José Brás Barreto de Oliveira, assessor da Pró-Reitoria de Graduação da Unesp e professor da Faculdade de Ciências da Unesp de Bauru, realizou, dia 10 de junho a palestra: “Avaliação do Ensino de Graduação: A evasão e a retenção”, no Centro de Integração Empresa-Escola, o CIEE, em São Paulo, SP.

O evento teve início com a fala da supervisora técnica de aprendizagem do CIEE, Vera Lúcia da Silva Marques, agradecendo a presença de todos e particularmente a do professor Brás. “A Unesp é parceira do CIEE de longa data e isto é muito importante”.

Em sua apresentação, o assessor agradeceu a oportunidade de poder compartilhar a experiência que a Unesp tem desenvolvido no campo da avaliação da graduação e particularmente na questão da evasão e da retenção.

“O termo retenção para a Unesp identica o alunos que não se forma no tempo considerado ideal. É o cado de um estudante que demora 5 anos e meio ou 5 anos para concluir um curso de 4 anos. Isso para nós é retenção”, acrescentou.

Para o professor é importante avaliar a universidade. “Avaliar instituição impacta em discutir a qualidade. A ideia é sempre gerar indicadores para se ter qualidade da universidade e melhorar o ensino ofertado aos nossos estudantes”, alertou.

Uma das avaliações das quais a Unesp participa voluntariamente, desde 2004, é o Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). “Não nos importa a nota, mas sim conseguirmos ter informações preciosas sobre, por exemplo, onde o aluno e nós, enquanto instituição, estamos falhando. Somente assim podemos melhorar”.

A Unesp tem também uma parceria com o Ministério do Trabalho. Existe assim um banco de dados com informações de 40 mil egressos que incluem, por exemplo, dados sobre onde eles estão trabalhando. “Tentamos manter contato com nossos egressos, queremos saber da atuação profissional deles, o que estão fazendo e se estão na área que estudaram. “Temos um portal do egresso (www.unesp.br/sempreunesp) que possibilita coletar informações para nos avaliarmos também”.

O assessor apresentou a metodologia utilizada pela Unesp para avaliação e mostrou resultados já concluídos. “Nossa taxa de evasão em média hoje é 20%”. “Os cursos das áreas de exatas são os que mais têm evasão e retenção, assim como os cursos no período noturno e os de licenciatura”. “30% dos alunos demoram mais para terminar o curso”.

Para ele, a evasão é um problema tanto financeiro quanto social para a Universidade, mas para o aluno pode não ser tão negativo assim. "Temos de mudar o olhar em relação a isto, porque se um aluno sai de um curso e vai para outro, no qual se identificou mais, isto torna-se positivo”, concluiu.

Ainda nesta avaliação da evasão, o professor mostrou que dos 11 mil estudantes que saíram dos cursos, menos de 5% saiu estando no primeiro semestre, e 20% saiu no final do 1º ano.

Ele também explicou alguns motivos de evasão apresentados por meio de relatórios preenchidos por alunos. Algumas causas de evasão elencadas pelo professor são: o aluno mudou o interesse do curso; o curso não atendeu às expectativas; dificuldade financeira; falta de a universidade apoiar o aluno carente; infraestrutura; pouca motivação dos professores; a didática utilizada pelo professor; inadequação do processo de avaliação; e falta de articulação entre os conteúdos.

O professor também discorreu sobre algumas ações para ajudar a minimizar a evasão e retenção: avaliar-se para ter elementos para melhorar; reforçar a permanência estudantil; ajudar na formação pedagógica de professores; estabelecer uma rede de apoio à docência do ensino superior; estabelecer metodologias de ensino ativas; resgatar projeto político-pedagógico dos cursos; avaliar das disciplinas por alunos e professores; e avaliação e recuperação contínuas.

Atendimento Online UnAN Nosso Atendimento Online é um sistema que está pronto para ajudá-lo com suas demandas. Acesse agora e conte com nossa parceria!
unan@unesp.br
(+55 11) 5627-0327
produtos

Guia de Profissoes UnespVestibular UnespClipping UnespTV UnespRádio Unesp
ACI - Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp
Rua Quirino de Andrade, 215 - 4o andar
Centro - São Paulo - SP - 01049-010
(+55 11) 5627-0327
unan@unesp.br UnAN - Acesse também por Smarthphone e Tablet
Facebook Unesp ReitoriaTwitter Unesp ReitoriaInstagram Unesp Reitoria