Trainees da Folha de S. Paulo visitam Unesp
Objetivo foi conhecer pesquisas de ponta do Instituto de Física Teórica
Denio Maués
18/06/2014

A partir de um convite da Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI) da Unesp, um grupo de sete trainees (repórteres em fase de treinamento) do Programa de Treinamento em Ciência e Saúde do jornal Folha de S. Paulo visitaram o Instituto de Física Teórica, no Câmpus da Barra Funda, no dia 10 de junho. O programa da Folha tem patrocínio da Pfizer e objetivo da visita foi entrar em contato com as pesquisas de ponta desenvolvidas pelo IFT.

Acompanhados pela editora-adjunta interina de Treinamento da Folha de S.Paulo, Sabine Righetti, os trainees tiveram, inicialmente, um panorama geral do IFT, em uma palestra do diretor Juan Carlos Montero, que ressaltou a excelência da instituição, detentora da nota 7 na Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

O vice-diretor do IFT, Rogério Rosenfeld, citou as duas grandes vertentes da Física hoje, a Teórica e a Experimental, ambas desenvolvidas no Instituto, e falou sobre o Modelo Padrão, teoria que descreve as partículas fundamentais da matéria. Nanociência foi o tema do professor Alexandre Reily Rocha, que destacou o “grande potencial de aplicação” da nanotecnologia em áreas como a eletrônica.

Na sequência o professor Nathan Berkovits apresentou o ICTP-SAIFR (International Centre for Theoretical Physics - South American Institute for Fundamental Research), instituição que coordena. Sediado na sede do Instituto de Física Teórica da Unesp, o ICTP-SAIFR foi criado em 2011 por meio de uma colaboração entre a Unesp e o International Centre for Theoretical Physics, em Trieste, na Itália, com apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Berkovits discorreu também sobre a Teoria das Cordas.

Encerrando a primeira parte do encontro, o pesquisador Riccardo Sturani tratou do tema “Ondas gravitacionais”. Italiano, procedente da Universidade de Pisa, Sturani é um dos pesquisadores estrangeiros que o IFT, no momento, recebe.

Na segunda parte da visita, os trainees da Folha visitaram a estrutura do GridUnesp e foram recebidos pelo professor Sergio Novaes, coordenador do projeto Sprace (sigla inglesa para Centro de Pesquisa e Análise de São Paulo), e por Rogério Iope, engenheiro de sistemas do Núcleo de Computação Científica (NCC) da Unesp.

Novaes, também membro da Colaboração CMS, um dos experimentos do LHC (Grande Colisor de Hádrons), instalado no Cern (Organização Europeia de Pesquisas Nucleares), na Suíça, falou sobre a descoberta do Bóson de Higgs, ocorrido em 2012.

Encerrando o encontro, a professora Sandra Padula apresentou aos trainees o MasterClass Internacional, projeto voltado a alunos do ensino médio que visa minorar a defasagem do ensino de Física nas escolas, em relação aos estudos de ponta desenvolvidos hoje. “O MasterClass é desenvolvido em 40 países e, aqui em São Paulo, já chegamos a 23 escolas, sendo 15 da rede pública”, conta Sandra.

Sobre o encontro com os trainnes da Folha de S. Paulo, o diretor do IFT, Juan Carlos Montero, avaliou como positivo: “O cidadão, por meio dos jornalistas, deve ter a consciência das pesquisas que estão sendo feitas aqui. São pesquisas pagas com os impostos, mas voltam para a sociedade. E isso é importante que o contribuinte saiba”.

Para Sabine Righetti, "a visita foi uma ótima oportunidade para mostrar aos trainees a linguagem científica e para discutir como podemos capturar pautas conversando com cientistas".