Unesp e International Centre for Theoretical Physics premiam Jovens Físicos 2013
Ricardo Schinaider de Aguiar
12/03/2014
Esq. para dir.: Anderson Seigo Misobuchi (3o lugar), Rodrigo Voivodic (2o lugar), Ricardo Costa de Almeida (1o lugar) e Henrique Rubira (5o lugar)

O Prêmio IFT/ICTP (Instituto de Física Teórica da Unesp/International Centre for Theoretical Physics) para Jovens Físicos de 2013 foi entregue nesta segunda-feira, dia 10 de março, em cerimônia realizada no auditório do IFT. O prêmio contemplou os cinco melhores colocados de um total de 50 inscritos. Quatro são alunos da Universidade de São Paulo (USP) e um, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

No mês de outubro do ano passado, os candidatos realizaram uma prova que abordou temas como mecânica clássica, mecânica quântica, mecânica estatística e termodinâmica, eletromagnetismo, relatividade especial e física-matemática. As questões foram elaboradas por pesquisadores do Instituto de Física Teórica (IFT) - Unesp e as cinco melhores notas foram selecionadas.

“Penso em continuar estudando física e seguir carreira acadêmica”, diz Ricardo Costa de Almeida, aluno do 4º ano de graduação de física da USP e primeiro lugar do prêmio. “Uma das áreas que mais me interessa é a da Teoria dos Nós, tema da minha iniciação científica”. Os demais vencedores são: Rodrigo Voivodic (USP), Anderson Seigo Misobuchi (USP), Ivan Guilhon Mitoso Rocha (ITA) e Henrique Rubira (USP).

Essa foi a segunda edição do Prêmio organizado pelo IFT, em parceria com o ICTP-SAIFR – ele deriva do antigo Prêmio Fundação Instituto de Física Teórica (FIFT) para Jovens Físicos, que contava com a parceria da École Polytechnique, da França. O evento ocorre todos os anos com o objetivo de descobrir novos talentos na área da física. As inscrições são gratuitas e geralmente começam no mês de agosto. Para participar, basta ter até 21 anos de idade. Os melhores alunos recebem uma premiação em dinheiro e um certificado.