O ICTP-SAIFR (Instituto Sul-Americano do Centro Internacional de Física Teórica) assinou um acordo com o renomado laboratório norte-americano de física de altas energias Fermilab (Fermi National Accelarator Laboratory). O documento pretende facilitar o intercâmbio entre pesquisadores das duas instituições.
O Grupo de Teoria do Fermilab tem desempenhado um papel importante no desenvolvimento de modelos fenomenológicos da física de partículas. Seu laboratório foi a sede do mais potente acelerador de partículas do planeta até a criação do LHC (Large Hadron Collider), em 2009, pela Organização Européia para a Pesquisa Nuclear (CERN).
Mesmo antes da assinatura do acordo o ICTP-SAIFR já havia recebido pesquisadores do laboratório norte-americano, como Chris Quigg, Marcela Carena, Joseph Lykken e Boris Kayser, mas a expectativa é que esta troca se intensifique após a assinatura do documento.
"O Fermilab tem vários físicos internacionalmente reconhecidos e o acordo facilita a nossa colaboração com eles. Podemos convidar eles para virem para a Unesp ou podemos visitar o laboratório nos Estados Unidos", afirma o professor Nathan Berkovits, do Instituto de Física Teórica da Unesp.
Segundo o professor da Unesp, o ICTP-SAIFR já tem acordos semelhantes com outras instituições de pesquisa, tais como o próprio Cern (Organização Européia para a Pesquisa Nuclear), em Genebra, na Suíça, o Perimeter, em Waterloo, no Canadá, o Nordita, em Estocolmo, na Suécia, entre outros.