Busca na UnAN:
  • Tudo
destaques
Pré-sal: consórcio visita Núcleo de Computação Científica
Projetos de Computação de Alto Desempenho são discutidos com a Unesp
Ricardo Aguiar/NCC/Unesp
21/12/2016

Representantes do Consórcio de Libra, que irá explorar a área do pré-sal de Libra, visitaram nesta segunda-feira (19) o Núcleo de Computação Científica (NCC) da Unesp. O Consórcio de Libra é formado pela Petrobras (operadora do campo com 40%), Shell (20%), Total (20%) e as chinesas CNPC (10%) e CNOOC (10%). O objetivo foi discutir possíveis projetos envolvendo o uso de Computação de Alto Desempenho (High Performance Computing - HPC) e redes de alta velocidade (High Speed Networking - HSN) para serem realizados em parceria e utilizados ao longo da exploração do campo de petróleo. Entre os participantes do evento estavam Keith Lewis, Líder de Tecnologia Aplicada (Applied Technology - AT) de Libra (Shell), Sylvia dos Anjos, co-líder de AT de Libra (Petrobras), Christian Deplante, geofísico representante da Total, Yuan Yujin, engenheiro de reservatórios e representante do conglomerado chinês CNOOC, Flávia Pacheco, líder em Simulação de Reservatórios e José Roberto Rodrigues, Analista de Sistemas do CENPES, centro de pesquisas da Petrobrás no Fundão.

“Pretendemos utilizar tecnologias de HPC para realizar simulações na área de Libra, principalmente relacionadas às previsões de produção e gerenciamento do reservatório”, disse Flávia Pacheco.

Localizada na Bacia de Santos, a cerca de 200 km da costa do Rio de Janeiro, Libra é um dos maiores campos de petróleo do pré-sal. De acordo com José Rodrigues, a área é também altamente complexa devido à sua formação bastante heterogênea. A Agência Nacional do Petróleo (ANP) estima que os recursos recuperáveis de Libra variam entre oito e doze bilhões de barris de petróleo e que seu pico de produção possa chegar a 1,4 milhão de barris por dia.

O uso de HPC e HSN, áreas nas quais o NCC possui extensa expertise devido aos projetos SPRACE e GridUnesp, é necessário para realizar simulações como as que serão feitas pelo Consórcio de Libra por demandarem o processamento e a transferência de uma grande quantidade de dados. O Consórcio tem obrigação contratual de aplicar 1% de seu faturamento bruto em pesquisa e desenvolvimento. O NCC já se encontra devidamente credenciado na ANP e, dessa forma, poderá no futuro empregar parte desses recurso no desenvolvimento de projetos de P&D relacionados a óleo e gás.

Atendimento Online UnAN Nosso Atendimento Online é um sistema que está pronto para ajudá-lo com suas demandas. Acesse agora e conte com nossa parceria!
unan@unesp.br
(+55 11) 5627-0327
produtos

Guia de Profissoes UnespVestibular UnespClipping UnespTV UnespRádio Unesp
ACI - Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp
Rua Quirino de Andrade, 215 - 4o andar
Centro - São Paulo - SP - 01049-010
(+55 11) 5627-0327
unan@unesp.br UnAN - Acesse também por Smarthphone e Tablet
Facebook Unesp ReitoriaTwitter Unesp ReitoriaInstagram Unesp Reitoria